Representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram no mês de novembro de dois eventos organizados pela Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM): o VII Congresso de Extensão da AUGM e o IX Seminário Internacional do Comitê de Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS).
Congresso da AUGM
O Congresso de Extensão da AUGM ocorreu entre os dias 13 e 16 de novembro de 2024, na Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMDP), na Argentina. Durante o evento, a UFPR apresentou seis artigos de projetos e programas de extensão, que abordam diferentes eixos da extensão universitária e suas interfaces com a sociedade, fortalecendo práticas de cooperação e inclusão social.
Os trabalhos aprovados foram “O Diálogo com a sociedade e fortalecimento da extensão da UFPR: a experiência do programa ‘A Extensão é a Nossa Cara!’” ; “Libras no museu: acessibilidade e acesso à cultura para pessoas surdas” ; “Inclusão educacional colaborativa: experiências entre a Universidade Federal do Paraná e o Fórum de Gestores da Educação Especial da Região Metropolitana de Curitiba”; “Intervenção com mães privadas de liberdade na prevenção aos maus-tratos infantil”; “Ciências Agrárias em Ação: a importância de aplicar conhecimentos científicos em um Centro de Equoterapia”; e “Pãocast: Divulgação Científica no Combate à Dengue em experiências na Educação Infantil”.
Coordenadora de um dos projetos, Daniela Bianchini relata que a AUGM foi um espaço de aprendizado coletivo por meio das rodas de conversa: “As apresentações do eixo comunicação e mídia universitária forneceram novos aprendizados para acrescentar no dia a dia da extensão. A oportunidade de verificar as experiências de outras universidades da América Latina apresentam diferentes maneiras de dar voz as demandas da comunidade através das ações extensionistas da Universidade”.
Em seu primeiro evento acadêmico fora do país, a estudante de medicina veterinária Valentina Salles comenta que o evento expandiu suas perspectivas: “O trabalho aprovado mostra um reconhecimento pelo trabalho que estamos fazendo com o projeto de extensão, o que é muito recompensador. Essa experiência abre muitas portas para nós estudantes, nos inspira a melhorar a extensão que fazemos aqui na UFPR, vi muita coisa legal praticada na Universidade de Mar del Plata que poderíamos aplicar aqui. Por isso, diria que o principal impacto é a motivação na vida acadêmica.”
Seminário PROCOAS
No mesmo período do congresso, a UFPR esteve também no IX Seminário Internacional do Comitê de Processos Cooperativos e Associativos (PROCOAS), realizado na UNMDP. O seminário reuniu quinze universidades da América Latina para debater práticas inovadoras nas áreas de economia solidária, educação, saúde e desenvolvimento sustentável. A equipe da universidade esteve presente com seis artigos, vinculados à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), coordenado pela servidora técnica Maria Rita Taques Michalski.
Os trabalhos apresentados pela equipe da ITCP foram “Revisão bibliográfica: cooperativas sociais em uma experiência italiana”; “Incubadora tecnológica de cooperativas populares da UFPR: desafios, necessidades e estratégias na saúde mental da população carcerária feminina”; “Feiras de economia solidária e agroecologia: relato de experiência da ITCP-UFPR”; “Desafios e soluções em planejamento comunicacional e estratégico para ITCPs no Brasil”; “Construção de plano de gestão 2024–2027 da incubadora tecnológica de cooperativas populares da UFPR (ITCP-UFPR)” e o “Plano de Comunicação da ITCP”.
Esses projetos destacam a atuação da UFPR na promoção de soluções inovadoras em áreas como cooperativismo, saúde mental, agroecologia e comunicação estratégica, alinhando-se com o objetivo do seminário de fomentar práticas cooperativas para o desenvolvimento sustentável.
A ITCP-UFPR é um programa de extensão que promove a economia solidária por meio do apoio ao desenvolvimento de cooperativas populares. Fundada em 1998, a incubadora busca fomentar a geração de trabalho e renda, a inclusão social e a sustentabilidade econômica por meio da incubação e assessoria técnica de empreendimentos coletivo, sendo um espaço de pesquisa e extensão universitária voltado para a economia solidária, buscando integrar a academia com as demandas e realidades dos empreendimentos populares.
Esses projetos visam, promover a acessibilidade, a inclusão e o desenvolvimento comunitário por meio da cooperação entre a universidade e a sociedade, alinhando-se ao tema do congresso, que é fortalecer as práticas coletivas para o desenvolvimento territorial. A participação da UFPR no evento reforça seu compromisso com o desenvolvimento regional e a integração dos países da América do Sul, além de consolidar sua presença no cenário internacional de ensino superior.
Fotos: Coordenadoria de Extensão
Texto: Maria Flávia Pereira Ferreira
O prazo é o mesmo para os dois grupos: de 20 a 22 de janeiro A chuva forte […]
Interessados em concorrer a uma vaga na UFPR pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já podem se inscrever […]
Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para a edição 2025 do Polo Olímpico de Treinamento Intensivo […]
Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná já podem preencher a primeira fase da Avaliação de Desempenho 2025. […]