Ações de extensão promovem segurança alimentar e nutricional em Piraquara

27 setembro, 2024
15:55
Por Juliana Marques
39 Visualizações
Extensão e Cultura

Um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) contribui com novas percepções sobre a alimentação, ao unir o conhecimento acadêmico com a experiência da comunidade local. As “Ações de Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Piraquara/PR: Construção Participativa e Integração de Saberes” buscam desenvolver soluções que promovam o direito à alimentação saudável.

Uma das atividades centrais do projeto é o programa “Comer com Sabedoria”, voltado para a educação de adultos e idosos. As reuniões abordam a classificação dos alimentos e a importância de se escolher produtos in natura em vez de industrializados, com base no Guia Alimentar da População Brasileira. Os encontros promovem uma troca de saberes e experiências, incentivando a conscientização sobre hábitos alimentares mais saudáveis.

Voluntária e aluna trabalhando juntas no preparo do pão integral, demonstrando técnicas de panificação saudável.

Na cozinha-laboratório do curso de nutrição da UFPR, eles aprendem receitas saudáveis, sempre respeitando as preferências da comunidade. Valéria, moradora de Piraquara, começou a participar do acompanhamento nutricional após ser recomendada a buscar esse suporte durante uma consulta médica. “A qualidade de vida melhorou muito, e agora posso levar esse conhecimento para a minha família, conseguindo transformar nossa alimentação de forma saudável”, destaca. Durante a oficina que Valéria participou, a equipe fez preparações alternativas ao pão de queijo, panqueca e sucos, sem adição excessiva de açúcares e gorduras.

De acordo com a coordenadora das ações, professora Regina Maria Ferreira Lang, antes das atividades práticas, a equipe elabora um diagnóstico situacional sobre a alimentação e as condições de vida da população que utiliza os serviços públicos, como unidades de saúde e escolas.

Valeria e Paulo experimentam a panqueca que prepararam, com baixa adição de açúcares e gorduras.

A equipe também indica soluções para melhorar o acesso a ambientes alimentares saudáveis. Lang ressalta a importância de iniciativas como o Armazém da Família e sacolões, que fornecem alimentos frescos e acessíveis à população. “Em muitos municípios, a falta de acesso a alimentos saudáveis é alarmante. Precisamos garantir alternativas de qualidade para todos”, reforça.

Schaina Andriela Pontarollo Etgeton, nutricionista residente em saúde da família, enfatiza o papel da extensão universitária na integração entre o ensino e o desenvolvimento profissional. “Sempre digo que participar de projetos faz total diferença na vida profissional e pessoal, principalmente pela proximidade com a população. A gente trabalha várias políticas públicas e desenvolve várias atividades em coletivo”.

Desde seu início em 2022, o projeto já contou com a participação de 18 alunos de nutrição, além de professores e residentes, todos engajados em ações que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Piraquara. “Estamos criando um ciclo em que ensino, pesquisa e extensão caminham juntos, promovendo não apenas a formação dos estudantes, mas também a transformação da realidade local”, conclui a coordenadora, destacando o impacto positivo da iniciativa tanto na comunidade quanto na formação dos acadêmicos.

Fotos: Equipe Proec/Coex/Sac

Texto: Jéssica Furtado dos Santos

Sugestões

27 setembro, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) se destacou no resultado do Índice de Eficiência e Sustentabilidade da Governança […]

27 setembro, 2024

Aconteceu nesta quinta-feira (26), no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o lançamento do ciclo de […]

27 setembro, 2024

O Hospital Vitor do Amaral (HVA), parte do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná […]

27 setembro, 2024

Nesta sexta-feira (27), na sala dos conselhos da Reitoria da UFPR, a Comissão Eleitoral, em conjunto com o […]