A UFPR está com inscrições abertas para o processo de revalidação de diplomas de graduação de migrantes regularmente admitidos no Brasil e portadores do estado de refugiado ou de visto humanitário. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho, no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br). Não há taxa de inscrição.
O processo abrange diplomas emitidos por instituições estrangeiras em áreas equivalentes aos cursos ofertados pela UFPR, exceto o curso de Medicina, cuja revalidação ocorre por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).
A revalidação ocorrerá em três etapas:
26 de outubro – prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha. Serão classificados os candidatos que atingirem no mínimo 15 pontos.
7 de dezembro – prova prática para os cursos que têm essa exigência, a ser aplicada e avaliada por professores dos respectivos cursos. A prova valerá 10 pontos e a nota mínima para classificação é 5.
2 a 12 de fevereiro de 2026 – entrevista, a ser aplicada e avaliada por professores dos respectivos cursos. A entrevista valerá 10 pontos e a nota mínima para classificação é 5.
O resultado final do processo de revalidação será divulgado no dia 10 de março de 2026.
Documentos para inscrição
Para se inscrever no processo de revalidação de diplomas é preciso apresentar os seguintes documentos:
As informações completas estão no edital do processo, disponível aqui.
Fonte: Assessoria/NC
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]