Imagem Padrão

Abertas as inscrições para o projeto arquitetônico do novo prédio no campus da Rua Bom Jesus

20 abril, 2012
10:44
Por AGTIC - Gustavo
O reitor durante a solenidade de lançamento - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O reitor durante a solenidade de lançamento - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O projeto arquitetônico do novo prédio que será construído na Rua Bom Jesus, no Juvevê, vai ser escolhido de forma diferente. O Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura abriu ontem (19) o período de inscrições, que prossegue até o dia 4 de junho. O site www.concursosarquitetura.ufpr.br foi criado pela universidade especialmente para que arquitetos e urbanistas de todo Brasil possam acessar o edital completo, tirar dúvidas e se inscrever. O presidente da comissão organizadora do concurso, Paulo Marcos Mottos Barnabé, alerta que a inscrição é feita individualmente, mas o trabalho pode ser realizado em equipe. Se o projeto for selecionado para contratação é necessário que o arquiteto tenha uma firma criada.

“O concurso é uma oportunidade para a reflexão sobre a arquitetura e a sustentabilidade ambiental. É a democratização de um mercado de trabalho de arquitetura de excelência”, afirma o presidente. A criação de um concurso público para um projeto de um edifício é inédito na UFPR, e ocorre em um momento especial para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da universidade, que completa 50 anos de existência.

Maria Luiza Marques Dias, coordenadora do Plano Diretor da universidade, acredita que a localização do campus, em frente ao Ipuc e próximo à Igreja Bom Jesus, é privilegiado, e espera que surja um prédio com arquitetura diferenciada e com qualidade. O terreno do campus onde hoje estão o Departamento de Comunicação Social, a Imprensa Universitária, a reserva técnica do Museu de Arqueologia e Etnologia e a UFPRTV foi reaquirido da Previdência Social. O espaço é de 15 mil m­² e recebeu autorização da Secretaria Municipal de Urbanismo para a construção de um prédio de até oito andares, com potencial de ocupação de 30 mil m². “Recuperamos um espaço que era da universidade há muito tempo, e agora pode receber investimentos para crescer”, diz o vice-reitor Rogério Mulinari.

“A nossa obrigação enquanto gestores é cuidar do futuro da universidade. Temos um estoque de projetos, que podem ser aplicados nos próximos anos nos terrenos adquiridos pela UFPR”, explica o reitor Zaki Akel Sobrinho. O prédio da antiga Escola de Florestas, construído no início do século XX e que ocupa a porção central do terreno, não deve ser demolido para a construção do novo prédio. Os departamentos de Artes e Design devem se unir ao de Comunicação.

texto de Juliana Blume(estagiária)

Sugestões

18 novembro, 2025

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]

18 novembro, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]

17 novembro, 2025

Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]

13 novembro, 2025

Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição  A Universidade […]