Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

AACOD conquista terceiro lugar no Torneio Universitário de Comunicação e Artes

A Atlética de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná (AACOD/UFPR) conquistou o terceiro lugar geral no Torneio Universitário de Comunicação e Artes (Tuca). A delegação contou com 65 participantes, no qual 40 eram atletas que participaram ativamente da disputa. O evento ocorreu entre os dias 29 de abril e 1º de maio, na cidade de Inácio Martins, no Paraná.

O Tuca acontece desde 2017 e reúne dez agremiações atléticas do Paraná e de Santa Catarina. Ao todo, cinco modalidades são disputadas: Vôlei, Handebol, Futsal, Basquete e Xadrez. As colocações nos jogos rendem pontos que são somados ao final do torneio para determinar o grupo vencedor. A AACOD conquistou o pódio com 76 pontos, enquanto o segundo lugar ASCOF (UEL) e o primeiro AAADEC (UTFPR) atingiram 93 e 104 pontos, respectivamente. O time feminino da atlética da UFPR foi campeão no Basquete e vice-campeão no Vôlei e Futsal. O time masculino conquistou o terceiro lugar na modalidade de Handebol.

Rafaela Janna dos Santos, presidente da AACOD, conta que a retomada do torneio, que não acontecia desde 2019 devido à pandemia, significou muito mais que alegria: “Essa colocação simboliza todo o trabalho sendo recompensado. Todo o esforço de uma gestão que se preocupa muito e que procura formas de viabilizar esses espaços, mesmo com alguns empecilhos. Simboliza a retomada, o recomeço e tudo que buscamos construir neste último ano”, conta.

O sentimento de união e de integração também fizeram parte do Tuca deste ano: “Para a nossa delegação, ter esse momento super imersivo com os nossos atletas, os nossos torcedores, foi uma experiência fantástica. Em três dias, eles puderam torcer pelas suas equipes, se sentir realmente parte, estar participando e vivendo essa grande experiência”, comenta Rafaela. Agora, a expectativa para o ano que vem é o tão esperado primeiro lugar. A retomada dos treinos e a viabilização das práticas esportivas são algumas das estratégias que estão sendo desenvolvidas para trilhar o caminho desta conquista.

Créditos da outra foto: Acervo / AACOD

Foto de Destaque: Marina do Amaral
Por Thiago Fedacz, sob supervisão de Bruna Soares

Sugestões

Aluna da UFPR vence Congresso Internacional de Educação Médica e Inovação com startup
Entre os dias 08 e 10 de junho, Letícia Farias de Souza, aluna do 11º período do curso de Medicina da...
Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ
No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, ...
Projeto de Extensão da UFPR realiza podcast mensal; saiba mais
O Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos...
NC/UFPR promove encontro de elaboradores de provas para concursos e processos seletivos
Cerca de 140 pessoas participaram, no último domingo (16), do “Encontro de elaboradores de prova”, realizado...