Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hospital de Clínicas comemora 57 anos com inauguração das novas instalações da Unidade Referenciada

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná festejou seus 57 anos com a inauguração das novas instalações da Unidade Referenciada no prédio do Anexo H. A Unidade atende pacientes em situações de urgência e emergência que já estejam em consulta ambulatorial ou internados no Complexo do Hospital de Clínicas (CHC) nos últimos 30 dias a contar da data em que tiveram alta hospitalar.

O Grupo de MPB da UFPR, sob regência do maestro Vicente Ribeiro, levou música à festa que aconteceu nesta terça-feira (7). Durante a solenidade, também houve a entrega de certificados de homenagem a pessoas e instituições que constantemente apoiam o CHC com doações de equipamentos, insumos e instrumentos, cruciais para o atendimento dos milhares de pacientes atendidos.

Em discurso durante a cerimônia, a superintendente do CHC, Claudete Reggiani, lembrou que o novo planejamento estratégico a ser desenvolvido entre 2019 e 2021 está sendo traçado, buscando a sustentabilidade de cada unidade, integralidade de assistência multiprofissional e melhoria de integração entre ensino, assistência e pesquisa. “Estamos inovando em várias áreas, implantando a alta hospital – inédita no Brasil -, por meio da qual os pacientes já saem do CHC ligados integralmente com a rede de saúde, e o laboratório de transição, para saída gradual de pacientes que criaram vínculo com este hospital, mas que agora têm condições de voltar para a rede básica de saúde. Somos referência em muitas áreas complexas, reconhecemos nosso papel e queremos continuar melhorando os serviços”.

Claudete destacou que os quatro mil agentes públicos que trabalham na instituição tornam o CHC o maior hospital público do Paraná e fazem com que a instituição seja uma casa que recebe alunos para a formação e acolhe pessoas em seus momentos mais difíceis, quando estão buscando a melhoria da saúde. Atualmente, o CHC atende 35 mil consultas especializadas, realiza 200 mil procedimentos diagnósticos e cerca de 2500 internamentos clínicos e cirúrgicos por mês.

A vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, disse que em momentos de crise – como o atual -, é a união a responsável por dar força e, por isso, as parcerias com município e estado são tão importantes. “Temos que ter mais alegria, força e coragem, pois dessa forma é que juntos venceremos todos os obstáculos e, com certeza, teremos um futuro brilhante”.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Associação Amigos do HC, Pedro de Paula Filho; a secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Cecilia Huçulak; o secretário estadual de saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Kleber de Melo Morais.

Sugestões

Central de Transportes da UFPR realiza entrega de donativos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da sua Central de Transportes (CENTRAN), se somou à...
Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...