Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora Luciana Panke representa UFPR no Seminário da Rede Latinoamericana de Comunicação Política

A professora Luciana Panke, do Departamento de Comunicação da UFPR, foi a única palestrante do Brasil no Seminário da Rede Latinoamericana de Comunicação, realizado na Bolívia. Luciana falou sobre o tema “As mulheres na política latino-americana : lutas, funções e perspectivas”.

O encontro, que durou 10 dias, foi o primeiro do gênero na Bolívia e teve como como tema central “Tempos de mudança na Comunicação Política”. Participaram professores e pesquisadores de nove países da América Latina.

Mesmo sendo a nação da América Latina com maior número de mulheres na política – e uma das maiores do mundo em representação feminina –, a Bolívia enfrenta um cenário de grande violência política contra mulheres.

Luciana Panke: “Ainda que as mulheres estejam representadas numericamente, na prática política vivem uma rotina de violência simbólica, silenciosa e de exclusão”.

Luciana Panke destacou os fatores culturais e psicológicos que levam as mulheres a sofrer este tipo de violência na América Latina. “Fiquei impressionada com o fato de que, na Bolívia, ocorre o mesmo que em outros lugares e áreas: ainda que as mulheres estejam representadas numericamente, na prática política vivem uma rotina de violência simbólica, silenciosa e de exclusão. Muitas vezes, suas vozes são menosprezadas. Elas são chamadas de ´loucas´, ´sensíveis´ ou ´histéricas´”, afirmou.

Segundo ela, a realidade dos países da América Latina mostra que as mulheres têm muito a fazer para mudar o cenário. “Infelizmente, vivemos em sociedades que têm esta cultura do machismo explícita; em outras, esta cultura existe de forma velada porque as pessoas se dizem progressistas mas, na verdade, atacam as falas das mulheres e usam adjetivos pejorativos para se referir a elas”, afirmou.

UFPR é referência

A UFPR é uma referência nacional em Comunicação Política. Possui vários grupos de estudos na área. Luciana Panke lidera o grupo de Comunicação Eleitoral. Os professores Emerson Cervi (do grupo de pesquisa Comunicação Política e Opinião Pública) , Kelly Prudencio e Rafael Sampaio (Comunicação e Participação Política), Jamil Marques (grupo Comunicação, Política e Tecnologia) também são destaque na área.

“A UFPR é referência nacional na área. Sua participação em eventos como este realça seu protagonismo no que tange tanto à Comunicação Política quanto à liderança feminina na política”, diz Luciana Panke.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...