Imagem Padrão

UFPR abre as portas à comunidade com o início da Feira de Cursos e Profissões

18 agosto, 2006
00:00
Por

O sagüão do Setor de Ciências Sociais Aplicadas ficou lotado de estudantes do ensino médio desde o começo da manhã desta sexta-feira. São alunos em vias de fazer vestibular interessados em escolher uma profissão. Na feira, que vai até o fim da tarde de domingo, é possível conhecer um pouco do que a UFPR oferece para a comunidade. Todos os cursos de graduação montaram estandes para mostrar as pesquisas, currículos dos cursos, perspectivas de estágios e de atuação profissional.

‘Quatro anos antes dessa realização um dado da PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação, apontava que 30% dos estudantes escolhiam o curso no momento de efetuar a inscrição para o vestibular’. A afirmação é do reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, na solenidade de abertura da UFPR: Cursos e Profissões. Uma Feira de Idéias para o seu Futuro.

É quarto ano consecutivo que a Assessoria de Comunicação Social da UFPR promove o evento. Com a promoção da Feira os estudantes do Ensino Médio têm acesso não somente às carreiras mais tradicionais como também os cursos novos que atendem um novo formato de mercado. O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior referiu-se à importância da iniciativa como ferramenta para que os jovens façam uma escolha consciente, através dos exemplos vivos das profissões que são trazidas ao Evento.

Juliana Lessio Affonso e Rodrigo Longo Pleszczak, ambos alunos do curso de Engenharia Industrial Madeireira decidiram-se pela futura profissão participando de duas edições da Feira de Cursos e Profissões. Eles participaram da abertura do evento, confirmando a importância da iniciativa para aqueles que ainda vão se decidir. Juliana, que já está no 3º ano, escolheu o curso na primeira edição do Evento enquanto visitava o estande do curso de Engenharia Industrial Madeireira. ‘ Lá, compreendi o diferencial dessa área da Engenharia tomando conhecimento do grande potencial do mercado de trabalho’, lembra. Hoje esse universo já está mais consolidado na medida em que foi cursando as matérias específicas, explica. Juliana está se preparando para o intercâmbio internacional de um ano, pela UFPR, na École Du Bois, em Nantes, na França.

Rodrigo Longo Plezczak é hoje aluno também do primeiro ano do curso de Engenharia Industrial Madeireira. ‘Estava indeciso em 2004 e resolvi fazer o vestibular apenas como treineiro e passei’, relembra, ao dizer que a dúvida permaneceu e no ano seguinte resolveu visitar a Feira para se decidir entre os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial Madeireira. ‘O curso de Industrial Madeireira era o mais novo e o que eu tinha menos informação. Por isso a Feira neste ponto foi decisiva. Assistir a palestra, saber do mercado de trabalho, como é o curso em si’. Rodrigo diz que, por enquanto, o primeiro ano do curso está tranqüilo, igual para as engenharias, mas ao conversar com os estudantes mais velhos vê que está no curso certo. Ele também faz planos para o futuro: ‘Quero fazer intercâmbio. Tem no Chile, na França, oportunidade de estágio no 3º ou 4º ano, fora do Brasil. Meu objetivo será obter um diploma duplo’, disse.

Foto(s) relacionada(s):


Entrada principal do UFPR: Cursos e Profissões
Foto: Izabel Liviski


Estudantes fazem depoimento na abertura do evento
Foto: Izabel Liviski


Estudantes visitam UFPR Cursos e Profissões
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS

Sugestões

17 julho, 2025

Atividades extensionistas desenvolvidas na instituição colaboram com a conscientização e o suporte de famílias, escolas e sociedade em […]

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]