Estudantes da UFPR que menstruam podem solicitar até dois pacotes de absorventes por mês no espaço
Para enfrentar a chamada pobreza menstrual, situação marcada pela falta de acesso a itens de higiene, informação adequada e condições básicas de saneamento para o cuidado com a menstruação, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) passou a oferecer gratuitamente absorventes para estudantes em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa surgiu a partir de uma consulta realizada pela plataforma Participa UFPR, e a entrega dos itens ocorre no espaço Tecendo Gentilezas, iniciativa em parceria entre o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e a Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E).
O ciclo menstrual é um processo fisiológico natural, mas requer cuidados higiênicos seguros e adequados. A falta desses recursos pode aumentar o risco de infecções urinárias, candidíase e outras infecções urogenitais. “Não precisar se preocupar com absorventes durante o período menstrual é o mínimo que uma pessoa deveria ter, um mínimo que hoje podemos dizer que já é possível”, afirmou Roberta Renner Cavalheiro, técnica do Tecendo Gentilezas.
No Brasil, 37% das pessoas que menstruam têm dificuldades de acesso a itens de higiene em locais públicos e 19% não têm dinheiro para comprá-los. Conforme o levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que ouviu 2,2 mil participantes, 6 entre 10 indivíduos já deixaram de ir às aulas ou ao trabalho. Em alguns casos, essa limitação proporciona a evasão escolar e a evasão universitária.
O Participa UFPR é uma plataforma criada para ampliar a participação da comunidade acadêmica nas decisões sobre o uso de parte do orçamento discricionário da Universidade. A ferramenta permitiu que estudantes, servidores e docentes apresentassem propostas e votassem nas ações consideradas prioritárias. Ao todo, foram aprovadas 34 iniciativas, incluindo apoio a eventos e entidades estudantis, compra de materiais e equipamentos, além da criação e manutenção de espaços, totalizando mais de R$ 1 milhão em investimentos.
Para Carla Rizzotto, da Coordenadoria de Projetos Estratégicos do Gabinete da Vice-Reitoria, a medida integra um esforço mais amplo de garantia da permanência estudantil. “A gestão da UFPR não atua somente nas questões de ensino, pesquisa e extensão. A administração precisa cuidar dos alunos e instituir mecanismos de permanência também”, destacou.
A proposta mais votada pela comunidade acadêmica foi a distribuição de kits de higiene menstrual. A Comissão de Avaliação reestruturou a ideia apresentada individualmente pelas estudantes Giovana Pasqualin, Maria Antonia Aguiar Eufrosino Reis de Carvalho e Mobolaji Esther Oni, viabilizando sua implementação no Tecendo Gentilezas.
Serviço
Espaço Tecendo Gentilezas
Endereço: Edifício Dom Pedro II – Rua Dr. Faivre, 405, térreo, Centro, Curitiba.
Horário: segunda-feira, das 8h às 13h; segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
Cada estudante pode retirar até dois pacotes de absorventes por mês, mediante apresentação de comprovante de matrícula.
Mais informações: (41) 9 8904-0727.
Inscrições para pessoas com 60 anos ou mais iniciam nesta terça-feira (2) e seguem até fevereiro; atividades ocorrem […]
O curso de Foguetemodelismo Básico da Universidade Federal do Paraná abriu inscrições para a turma de 2026. A […]
Ao aceitar o convite da Future Earth International para participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas […]
Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]