Esta terça-feira (18) é marcada por uma data especial: hoje, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Racismo. A ocasião funciona como um verdadeiro convite para que se conheça toda a série de ações que vêm acontecendo ao redor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em torno da consciência negra. Além do já noticiado Novembro Negro, as programações espalhadas por diferentes setores da instituição reúnem encontros, seminários e atividades de capacitação voltados a docentes, estudantes e à comunidade externa.
O Setor de Educação promoveu o “VI 20 de Novembro”, evento com ações destinadas à capacitação dos docentes, entre os dias 10 e 14 deste mês. O objetivo foi instigar reflexões entre os professores sobre o papel na formação inicial de futuros profissionais da educação e o comprometimento com a diversidade étnico-racial. Além disso, está sendo realizado o “Leituraço Pela Equidade Racial em Sala de Aula”. A proposta é que cada professor utilize uma aula entre os dias 10 a 30 de novembro para realizar a leitura de um texto, poema, crônica ou música produzido por um autor negro.
Já a o Setor de Ciências Jurídicas realizou, na segunda-feira (10), o debate “Aquilombar a Constituição: quilombos, territórios e direitos”. A ação foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFPR), o Centro de Estudos da Constituição (CCONS), o coletivo Resistência Ativa Preta (RAP), a Rede Doras de Pesquisa em Direito e Relações Raciais e o Projeto Direitos Aquilombados. Vale lembrar que a Faculdade de Direito conta com um comitê pedagógico, que visa atuar nas questões de igualdade racial e multicultural.
As atividades promovidas pelo Núcleo de Estudos e Debates sobre Intérpretes do Brasil (NEDIB), intituladas “Por uma história escrita por mãos negras”, trouxeram um olhar voltado à denúncia, memória e afirmação política. A programação contou com oficinas, mesas redondas e minicursos com certificados de participação. A iniciativa visou reforçar a visibilidade da presença negra na UFPR.
Na próxima quarta-feira (19), o Setor de Exatas recebe o “Seminário Negros e Negras nas Ciências” e o “Primeiro Encontro de Professores e Técnicos da UFPR”. Por sua vez, na UFPR Litoral, em Matinhos, está acontecendo o espetáculo “Quem me protege não dorme”, que faz parte do “Projeto Gira em Cena”, produzido pelo Instituto “Afro Cultural Axé Flor de Ouro”. O espetáculo é gratuito e ainda tem como data prevista o dia 24/11. A realização está sendo no Auditório Juliano Fumaneri Weis.
Em parceria com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) e a Escola de Direito da UFPR, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio do seu Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI), sediará nesta terça-feira (18), o seminário “Vozes Negras” e o lançamento de uma coletânea de narrativas vividas e escritas por mulheres negras.
Ao longos dos últimos meses, a PROAFE promoveu uma série de encontros e oficinas com o intuito de combater o racismo institucional dentro da Universidade.
“A política antirracista é parte fundamental desse compromisso, orientando ações que visam construir uma universidade mais justa, inclusiva e livre de discriminações. Reconhecemos que esse processo é contínuo e exige mudanças culturais e estruturais que há muito tempo estão consolidadas”, explicou a Coordenadora da Coordenadoria de Políticas para Pessoas Indígenas, Negras e Quilombolas, Romilda Silva.
“A atual gestão da UFPR está norteada por um projeto ético-político comprometido com o enfrentamento das múltiplas formas de violência presentes no ambiente acadêmico”, destacou Silva. Nesse sentido, “entendemos que o caminho para a superação das desigualdades e reparação histórica envolve toda a comunidade acadêmica”, completou.
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]