Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de Engenharia da UFPR constroem veículos para competições nacionais

Foto: Leonardo Bettinelli

Macacão, luvas e capacete. É com o traje de gala do evento mais esperado pela equipe Fórmula que o estudante de Engenharia Mecânica Nicolas Freire fala da expectativa para o Fórmula SAE, competição que reunirá 65 equipes de todo o Brasil no fim de novembro, em Piracicaba (SP). Freire é o piloto e um dos 82 integrantes da equipe, formada por alunos de cinco cursos da UFPR, que se dedicam a projetar e montar um carro de competição do tipo Fórmula.

O grupo vai para o evento com a confiança de quem, na primeira participação, em 2016, conquistou o título de melhor equipe iniciante. Nicolas Freire conta que, apesar de gostar de dirigir, pilotar o Fórmula é uma grande responsabilidade. “Eu treino em karts pelo menos uma vez por mês e também uso simulador em computadores. Preciso estar preparado para a competição”, afirma.

O grupo da Universidade Federal do Paraná surgiu em 2015. Hoje, é formado por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Economia e Administração, que se dividem em gerências de projeto, execução e área administrativa.

Capitão da equipe Fórmula, Henrique Rolo.
Foto: Leonardo Bettinelli

Nosso objetivo é construir um veículo tipo Fórmula. Estamos em fase de construção e almejamos um top 10 no campeonato Fórmula SAE”, diz o capitão da equipe, Henrique Rolo.

A competição reúne estudantes de todo o Brasil e os primeiros classificados participam de campeonatos internacionais nos Estados Unidos. Os grupos passam por 11 provas dinâmicas e estáticas. 

Apesar de ser uma equipe nova, a Fórmula já tem novos desafios pela frente. A ideia é projetar um carro para a categoria elétrica em 2018. “Estamos iniciando a fase de projeto e buscando patrocinadores voltados para essa área. Vai ser um grande desafio porque demanda muito conhecimento de eletrônica, potência e controle, mas é muito legal fazer parte disso”, explica o estudante de Engenharia Elétrica Edilson de Oliveira, que é capitão do projeto elétrico.

A equipe segue no dia 30 de novembro para o campeonato. “Poucas vezes na faculdade temos a oportunidade de ver algo que projetamos acontecendo. Outro ponto positivo é que a gente tem um contato próximo com empresas parceiras e elas valorizam os processos que realizamos aqui”, relata o capitão Henrique.

Equipe Fórmula participa do campeonato nacional em novembro.
Foto: Leonardo Bettinelli

Baja – Bicampeã 5S

Capitã da equipe Baja, Thatiane Alves da Silva.
Foto: Leonardo Bettinelli

A tradição de cruzar mais de 1000 quilômetros de deserto em veículos apelidados de Baja – modificados para enfrentar diferentes tipos de terreno – começou na década de 60, em uma região mexicana que faz divisa com a Califórnia. A corrida deu origem à competição Baja SAE e conquistou acadêmicos de Engenharia de vários países.

Foto: Leonardo Bettinelli

A equipe da Universidade Federal do Paraná constroi o veículo off-road de quatro rodas há 22 anos. Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção trabalham no projeto para conquistar uma boa colocação no campeonato regional sul, marcado para o dia 17 de novembro.

A capitã Thatiane Alves da Silva, aluna do curso de Engenharia Mecânica, conta que a proposta é que o Baja seja seguro, leve e competitivo. “O campeonato regional nos permite identificar correções necessárias para o nacional, que acontece no mês de março”, diz. “Estamos progredindo. Conquistamos o título de 5S nos dois últimos anos, com o box mais organizado entre 80 equipes”, comemora a capitã.

O piloto escolhido para a competição é Vitor Dups que ingressou este ano no curso de Engenharia Mecânica. Mas as atribuições do estudante vão além das pistas. “Como eu fiz curso técnico, estou acostumado a soldar e fico à disposição para o que for preciso”.

Vitor passou pela experiência de dirigir o Baja há pouco tempo. “O carro só acelera e freia, não tem sequência de marchas. O máximo que ele alcança é 60 km por hora, mas dentro parece muito rápido, a sensação é que vai voar”, descreve.

Foto: Leonardo Bettinelli

Eco Octano – Rendimento e eficiência

Também no Laboratório de Máquinas Térmicas da UFPR, outra equipe de alunos trabalha em um projeto: o Amazon. O protótipo do carro é desenvolvido por 30 acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e uma estudante do curso de Química da UFPR. O grupo Eco Octano participa de competições universitárias de veículos eficientes desde 2013, quando ficou classificada em 9º lugar geral na Maratona de Eficiência Energética, com a marca de 159 km por litro de gasolina.

A missão deste ano é a competição Shell Eco-marathon, que acontecerá no Rio de Janeiro, em novembro. A disputa reúne jovens universitários de todo o país que projetam, constroem e pilotam veículos eficientes em termos de energia, com o objetivo de superar recordes.

O protótipo está em fase de construção e, neste ano, com direito a novidades. A estrutura, que era de aço em 2016, agora é feita de alumínio. Já o motor carburado foi substituído por um injetado, de acordo com o novo regulamento.

A Eco Octano dedicou o primeiro semestre para realizar as projeções do carro e cada detalhe exige o máximo de perfeição. “Estamos com um projeto ambicioso, agregamos novos itens, como o sensoriamento. Almejamos alcançar a eficiência de 200 km por litro de gasolina”, explica Guilherme Barboza, estudante de Engenharia Elétrica, que é capitão da equipe há um ano.

O grupo está dividido em áreas de atuação, como elétrica, motor e transmissão, direção e freio, além das diretorias de gerenciamento, processo seletivo, marketing e financeiro. Os integrantes têm horário fixo aos sábados e ainda trabalham durante a semana em intervalos entre as aulas. “É um orgulho muito grande poder falar eu ajudei a construir esse protótipo”, afirma o capitão Guilherme.

Foto: Leonardo Bettinelli

Atualmente, Sávio de Arruda Alencar é o membro mais antigo da Eco Octano. Ele ingressou em 2014, logo que entrou para o curso de Engenharia Mecânica da UFPR, e se apaixonou pelo projeto. Desde 2016, é o piloto oficial da equipe, o que requer o dobro de dedicação. “O piloto deve conhecer o carro, identificar os limites e isso só se aprende ajudando a construir o projeto, estando presente em todos os subsistemas. Eu praticamente moro no laboratório”, conta empolgado.

O regulamento da competição exige que o piloto tenha mais de 50 quilos, carteira de habilitação e fale inglês. De acordo com Sávio, a maneira de pilotar influencia no resultado. “Estou ansioso, é uma grande responsabilidade, mas vamos conseguir um bom resultado”, avalia.

Inspiração

Piloto da equipe Eco Octano, Sávio de Arruda.
Foto: Leonardo Bettinelli

Quando o Brasil perdeu Ayrton Senna, em 1994, os membros da equipe Eco Octano ainda não tinham nascido. Mesmo assim, a imagem do ídolo estampa a camiseta do grupo.

É um ídolo que traz persistência, é guerreiro e não desiste. O Senna é um símbolo que identifica muito a nossa equipe”, explica o membro da Eco Octano, Sávio de Arruda.

Outro motivo da escolha é o fato de o piloto da Fórmula I ser brasileiro. “A missão da nossa equipe é criar profissionais para fazer um Brasil melhor, temos essa paixão pelo país e também pela nossa UFPR”, completa.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...