O Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta, nos dias 12 e 13 de novembro, seu concerto de Compositores Eruditos Brasileiros. O espetáculo no Teatro da Reitoria destaca a riqueza e a diversidade da música coral brasileira, com obras que percorrem do século XVIII ao XXI.
O concerto foi organizado por Sérgio Deslandes, regente do Coro, em três partes: “O sagrado”, com músicas de inspiração religiosa; “Minha Aldeia”, com temas que lhe são caros; e Brasilidades, que traz uma viagem musical pelo Brasil. A escolha do repertório valoriza nomes não tão conhecidos do público geral.
“Nós temos compositores de música erudita, especialmente a feita para Coro, que são cantados e exaltados no exterior, e pouco conhecidos e cantados dentro do Brasil. Por aqui, paramos normalmente em Villa-Lobos (que é ótimo), mas existem outros que também merecem ser conhecidos”, afirma Sérgio Deslandes.
Entre as peças estão Popule Meus, do Pe. José Mauricio Nunes Garcia, O Cor Jesu e Ave Maria de Heitor Villa-Lobos, Aleluia Paz na Terra de Henrique Morozowicz e Pontos de Caboclo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Além do coro completo, o público poderá apreciar solistas integrantes do grupo, que interpretarão também obras de compositores nacionais como Ronaldo Miranda, Camargo Guarnieri e Claudio Santoro.
Durante o concerto, nove cantores do Coro apresentarão peças solo, além das peças cantadas pelo grande grupo. Os aristas serão acompanhados pela pianista Soraia Lüders. A entrada para o espetáculo é franca, mas o público é convidado a colaborar com a doação de um litro de leite longa vida, que será destinado a instituições de caridade.
O Coro, que tem mais de seis décadas de história, é um dos mais tradicionais grupos corais universitários do país. Fundado em 1958 pelo maestro Mario Garau, o Coro da UFPR acumulou importantes conquistas, como o 3º lugar no II Concurso Nacional de Coros, promovido pelo então Ministério da Educação e Cultura, em 1966.
Após Garau, a regência foi assumida por Álvaro Nadolny, que permaneceu no cargo por 34 anos, até 2022. Sob sua direção, o coro protagonizou grandes momentos, como a participação na missa celebrada pelo Papa João Paulo II em Curitiba, além de montagens de obras como A Viúva Alegre (Lehár), Macbeth (Verdi), A Criação (Haydn), Stabat Mater (Schymanowski e Pergolesi) e Te Deum (Haydn e Kodály). Entre 2022 e 2024, o grupo contou com a regência convidada de Márcio Steuernagel e Ingrid Fernandez Stein.
Ao longo de seus 67 anos de existência, o Coro da UFPR já reuniu mais de 6 mil integrantes, consolidando-se como importante expressão artística da universidade e da cena musical paranaense.
Coro da UFPR
Local: Teatro da Reitoria da UFPR – Rua XV de Novembro, 1299, Centro, Curitiba
Quando: Quarta (12) e Quinta (13) de Novembro
Horário: 20h30
Entrada: franca com contribuição voluntária de um litro de leite longa vida
Com informações da Proec-UFPR
Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]
Na última terça-feira (04), em Brasília, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ganhadora do VI Prêmio RGB, […]
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]