Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná
Entre os dias 4 e 6 de novembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) participa da Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (FECCI), que acontece no campus Neoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. O evento é o principal dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência, iniciativa que incentiva a divulgação e a popularização da ciência no estado.
Durante os três dias, a feira deve receber mais de 20 mil visitantes e reúne 220 escolas de mais de 90 municípios paranaenses, com a participação de cerca de 1.000 estudantes e 400 professores. A UFPR marca presença com projetos e ações de divulgação científica desenvolvidos por seus pesquisadores, docentes e estudantes, reforçando o compromisso da universidade com a formação científica desde a educação básica até a graduação. A participação também integra o esforço institucional de aproximar a pesquisa acadêmica da comunidade e incentivar novas gerações de cientistas.
Estudantes da escola pública do estado estão expondo seus trabalhos para outros estudantes, além de projetos de extensão das doze universidades públicas do estado, assim como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tem estandes para o público. A UFPR participa da organização do evento e com os estandes de alguns projetos de extensão.
Segundo o professor da UFPR e coordenador do evento, Rodrigo Reis, as universidades são responsáveis por criar redes de ensino da ciência no Paraná. “Cada uma delas (universidades públicas do estado), e é assim que funciona o processo da rede, é responsável pelos clubes de ciência de um território. Então ela articula os clubes naquele território”. A partir desses clubes de ciência que os trabalhos e pesquisas são desenvolvidos e estão sendo apresentados na feira.

Um dos estandes da UFPR presentes na feira é o do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar, do Setor Litoral. As pesquisadoras Manoela Hartmann e Larissa Procópio apresentaram o projeto Coalizão Paraná, que detalha a relação das pessoas com o mar e os seres marinhos. Elas lembram a importância de levar esse tema relevante para novos públicos do estado. “Pra gente que mora no litoral, é super fácil falar de oceano e enxergar essa conexão, então é importante a gente criar esses espaços de diálogo com pessoas que não estão imersas nessa bolha”, afirma Manoela.
Outro projeto de extensão da UFPR presente na feira é o UFPR Optica Student Chapter. O objetivo do projeto é a divulgação científica, principalmente os temas relacionados a óptica, tanto para o público das escolas quanto do ensino superior. Foram trazidos vários experimentos para que os estudantes possam interagir e ver na prática os fenômenos ópticos.
Monique Aparecida Roscamp é aluna do curso de Física da UFPR e participante do projeto de óptica. Ela define a experiência de participar do projeto e apresentar na feira como “crescimento tanto profissional quanto pessoal, porque aqui a gente precisa entender muito bem do fenômeno por trás daquilo (experimento). Para poder explicar e poder promover o contato com o ensino e a educação para os membros do nosso grupo”, completa.
Reis ressalta a importância de as crianças e jovens terem contato com a ciência desde cedo. “A gente está num movimento de formação de futuros cientistas, do estado e do Brasil. Onde a ideia é que a sua carreira, o seu pensar como ciência comece já na educação básica”.
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]
O Programa de Formação em Matemática Olímpica (Poti/Topmat) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerrou, no último sábado […]
Depois de seis meses fechado para reforma, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (MCN-UFPR) […]