Espaço é uma expansão das já criadas Casa 4 e 3, e atenderá o público da UFPR em atividades de bem-estar
Com o propósito de desenvolver capacitações e atualizações para estudantes, servidores e membros da comunidade acadêmica, e com a intenção de que se tornem multiplicadores de boas práticas em saúde, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou a Casa 1 (Centro de Atenção à Saúde do Estudante e do Servidor) nesta quinta-feira (16).
O espaço, localizado na Rua Padre Camargo, 261, em Curitiba, é voltado à promoção da saúde, prevenção de doenças, ações de vigilância em saúde e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. O coordenador da Coordenadoria de Orçamento, Administração e Gestão (COAG) da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), Sergio D’Almeida Sanchez, lembra do papel importante do atendimento à comunidade acadêmica.
“Isso é importante porque a P4E, ela avança muito na política de assistência estudantil. Respeitando e ampliando bastante as ações dentro de uma política nacional, que vai além da atenção assistencial, em direção à saúde integral dos nossos alunos e servidores”, ressalta Sergio D’Almeida Sanchez. O atendimento e acolhimento de todos que fazem parte da universidade é fundamental para que todas as atividades universitárias sigam acontecendo da melhor maneira.
A casa foi pensada para fortalecer a relação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência, auxiliando no bem-estar da comunidade universitária da UFPR. São oferecidas consultas, atividades de Práticas integrativas e Complementares em Saúde e aulas de práticas voltadas ao bem-estar. Confira todos os serviços ofertados aqui.
“A ideia é que as pessoas sejam acolhidas por diferentes profissionais, de acordo com as suas demandas, com as suas necessidades. Dentro dessas diferentes abordagens, a possibilidade de atender os nossos estudantes, os nossos servidores, com um olhar mais ampliado, mais integral”, ressalta Daiana Kloh Khalaf, Coordenadora da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde Estudantil da P4E.
Além da Casa 1, a UFPR já conta com a Casa 3 e Casa 4, que também são espaços de acolhimento e atendimento à comunidade da UFPR. A vice-reitora da UFPR, Camila Fachin, ressalta o papel inovador da Casa 1 no cuidado da saúde da comunidade acadêmica. “Nós sabemos todas as questões envolvidas hoje, o aumento do adoecimento, principalmente na saúde mental, e esse é um ponto que precisa ser priorizado”, afirma.
O reitor da UFPR, professor Marcos Sfair Sunye, falou sobre a intenção e negociação da universidade em integrar os atendimentos realizados no sistema Casa junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), através da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba. “Ao fazer isso, a gente pode fazer com que um servidor da universidade, que é atendido, possa ser encaminhado para um especialista diretamente pelo SUS. E a gente pode fazer com que os exames laboratoriais necessários para algum diagnóstico sejam feitos pelo Laboratório do Hospital de Clínicas da UFPR”.
De 1º a 4 de dezembro, o Auditório Eny Caldeira, do Setor de Educação da Universidade Federal do […]
Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe Nesta terça-feira (14), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e […]
Por Olimpia Morante, sob supervisão de Aline Fernandes Estão abertas as inscrições gratuitas para a visita guiada ao […]
Neste Dia dos Professores lembramos a vida da docente que lançou as bases para a pós-graduação no Setor […]