Atendimentos buscam fortalecer o bem-estar e apoiar a permanência acadêmica
Com foco na saúde mental, no bem-estar dos estudantes e na permanência acadêmica, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está ampliando suas ações voltadas à saúde mental dos estudantes, com novas dinâmicas de acolhimento psicológico.
De modo presencial ou on-line, por meio da Pró-Reitoria de Pertencimento e Políticas de Permanência Estudantil (P4E), a universidade disponibiliza profissionais para acolhimentos psicológicos. As ações de escuta são voltadas a estudantes que estão enfrentando dificuldades no contexto acadêmico.
Além dos campi de Curitiba, os alunos da Universidade têm acesso a atendimentos em Pontal do Paraná, Toledo, Jandaia do Sul e Palotina. Em Toledo o atendimento acontece de forma virtual.
Em Curitiba, existem duas opções para os estudantes serem atendidos, em horários com ou sem agendamento prévio. Às terças e quintas-feiras, das 8h às 20h, o atendimento é feito por ordem de chegada do público, sendo que o último horário se inicia às 19h. Nas segundas, quartas e sextas-feiras é necessário o acesso ao formulário para realizar agendamento de um horário para atendimento.
Todos os atendimentos acontecem na Reitoria da Universidade Federal do Paraná, na P4E. Para os demais campi da UFPR, é necessário realizar agendamento por e-mail com a respectiva unidade. Todos os contatos estão disponibilizados no serviço desta matéria.
A ação envolve um momento de escuta qualificada do estudante, sendo os atendimentos feitos pelos psicólogos tanto de forma espontânea quanto por encaminhamento de entidades da comunidade universitária. Dentro do acolhimento, o profissional conversa com o estudante sobre as razões para ele buscar o atendimento, com as principais demandas e necessidades. Assim, são traçados objetivos e possibilidades de intervenção. O atendimento pode ser de apenas um encontro ou uma sequência breve de encontros. Um dos objetivos dos acolhimentos é o de proporcionar maior qualidade de permanência aos estudantes da UFPR.
A P4E ressalta que o acolhimento não substitui a psicoterapia e o atendimento psicológico tradicional. O acolhimento é um espaço terapêutico e que, caso demande outros tipos de cuidado, o estudante atendido poderá ser encaminhado para serviços apropriados.
Serviço
Acolhimento Psicológico aos estudantes da UFPR
Curitiba
Local: Reitoria da UFPR – Mezanino do edifício D. Pedro II, entrada lateral – Rua XV de Novembro, 1299
Horário: Segunda, quarta e sexta-feira: através de formulário
Terças e quintas-feiras das 8h às 20h, por ordem de chegada
Pontal do Paraná
CPP-CEM (Em Pontal do Sul):
Horário: das 8h às 12h; das 13h às 17h.
Dia: Segundas, Quartas, Quintas e Sextas (Local: Sala da UACOMP/P4E (Bloco dos labs das Engenharias, perto do quiosque)
E-mail: cem.p4e@ufpr.br
Jandaia do Sul
Local: Rua Doutor João Maximiano, 426, Vila Operária; Jandaia do Sul – PR
Horário: das 9h às 12h; das 13h às 17h.
E-mail: jandaia.p4e@ufpr.br
Palotina
Local: Rua Pioneiros, 2294, jardim dallas, edifício Compostela terreo. Sala da UAPS
Horário: das 8 às 12h; das 13h30 às 17h30.
E-mail: palotina.p4e@ufpr.br
Telefone: (44) 99805-0938
Toledo (online)
Local: Campus Toledo – Rodovia PR 182, S/N, Km 320/321 – Toledo – PR (Biopark)
Horário: das 9h às 12h; das 13h às 17h.
E-mail: toledo.p4e@ufpr.br
Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe O projeto de extensão “Se as paredes da UFPR falassem”, […]
Institutos funcionam como redes colaborativas de pesquisa que reúnem os maiores grupos de cientistas e pesquisadores em áreas […]
Foi divulgado o resultado final dos trabalhos que foram aprovados para apresentação na 16ª Semana Integrada de Ensino, […]
Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR aponta que a motivação para compartilhar notícias falsas perpassa […]