Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe
Entre os dias 18 a 31 de outubro acontece a Semana do Lixo Zero, evento de mobilização pela sustentabilidade que ocorre em diversos lugares do Brasil e do mundo. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) faz parte desse movimento através de um projeto de extensão, que neste ano chega à sua 3ª edição.
Por aqui, a fase inicial do projeto na UFPR consiste na análise do “lixo” gerado dentro da instituição – do descarte à destinação desse resíduo. Esse diagnóstico é feito com base no conceito “lixo zero”, que busca reduzir ao máximo a geração de resíduos e dar o destino ambientalmente correto para cada tipo de material.
A proposta é estimular, junto à comunidade acadêmica e externa, a adoção de hábitos mais conscientes e sustentáveis. Além dos conhecidos R’s — reduzir, reutilizar e reciclar —, o projeto incentiva também repensar, recusar, repassar, reparar, reintegrar, respeitar e responsabilizar-se.
O projeto segue como guia a metodologia proposta pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) – Aliança Internacional Zero Desperdício, em tradução literal –, que estabelece que pelo menos 90% dos resíduos devem ser desviados de aterros e incineradores.
A servidora e coordenadora do projeto de extensão, Danielle Salmória, explica que nesta 3ª edição espera ainda mais engajamento da comunidade acadêmica e externa. “O impacto que buscamos não é apenas imediato, mas contínuo: reduzir resíduos descartados de forma incorreta, aumentar a adesão ao uso das estações de resíduos, estimular o consumo consciente”, disse.
“A Semana UFPR Lixo Zero é uma oportunidade de aprender, trocar ideias, mostrar criatividade e propor soluções e inovações. É também uma chance de fazer parte de uma mudança maior, que começa dentro da universidade, mas que se conecta com desafios globais”, comenta Danielle.
Ela lembra ainda que a “Semana do Lixo Zero” é um espaço de mobilização e reflexão coletiva. “Foi num evento desses que conheci a proposta, há mais de 10 anos, e desde então estou envolvida com os coletivos que se dedicam a divulgar ações de cuidado com nosso planeta, com nossa vida”.
Na programação deste ano, uma das estratégias para descentralizar o evento e ampliar seu alcance é o convite à comunidade para inscrever ações. Oficinas, rodas de conversa, palestras e práticas de sensibilização podem ser organizadas por estudantes, técnicos e docentes.
As propostas de atividades podem ser enviadas até o dia 03/10 para o e-mail lixo.zero@ufpr.br .
O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de […]
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]
UFPR traz a terceira reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de […]
Informações da CPA-UFPR Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela […]