Evento faz parte de uma série de ações que têm ajudado na construção de uma Política Antirracista na instituição
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidades (PROAFE), realiza nesta sexta-feira (26) um debate sobre sobre medidas necessárias de combate e prevenção ao racismo institucional. A ação faz parte da construção de uma Política Antirracista na UFPR.
Para o debate, a universidade reunirá especialistas e docentes na sede da PROAFE no subsolo do Prédio Histórico, em Curitiba. A ideia é que o espaço seja de diálogo, troca de experiências e construção coletiva de uma política que represente e fortaleça enquanto comunidade universitária.
“Essa será mais uma oportunidade para ampliarmos a discussão da equidade racial. Um evento que na verdade faz parte da nossa rotina desde julho quando iniciamos reuniões mensais para discutirmos com a comunidade universitária e externa, especialmente os movimentos sociais negros, ações de combate ao racismo na institucional e a possibilidade de elaboração de uma política de enfrentamento a esse crime”, afirmou Romilda Silva, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade da UFPR..
O evento é aberto a comunidade geral e exige inscrição prévia, disponível AQUI.
Além do debate, o encontro adiantará o Novembro Negro – mês dedicado à reflexão sobre o racismo, à valorização da cultura afro-brasileira e à busca por igualdade e reparação histórica para a população negra. A PROAFE prevê uma série de ações voltadas ao tema ao longo das próximas semanas.
O movimento dado pela UFPR segue um planejamento iniciado há mais de 20 anos pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR. Neste ano as ações ganharam ainda mais corpo. Em agosto, por exemplo, a instituição promoveu uma semana inteira voltada à promoção da saúde, equidade e enfrentamento ao racismo institucional. Foram realizadas reuniões com representantes da área acadêmica e administrativa da UFPR que discutiram a construção de um fluxo para denúncias de práticas discriminatórias nas portarias e por seguranças nos prédios da universidade.
A iniciativa abriu caminho para a criação de um protocolo para atender ocorrências de forma com que elas cheguem à Pró-reitoria de Administração (PROAD) e ao Núcleo de Acolhimento da PROAFE fazendo com que os setores se comprometam a tomar as devidas providências junto às empresas contratadas; e em paralelo consigam orientar às vítimas.
Os encontros discutiram ainda a viabilidade da construção de critérios mínimos para ampliar a diversidade em empresas terceirizadas, para garantir a prestação de serviços em consonância com os princípios da UFPR.
“A efetividade das ações afirmativas não se sustenta apenas em boas intenções ou desejos. Ela exige a implementação concreta de medidas permeadas por compromisso ético e responsabilidade social, investimento contínuo de recursos financeiros e humanos. São essenciais transformações nos comportamentos e nas estruturas institucionais”, afirma Romilda Silva.
Serviço:
Debate sobre ações de prevenção ao racismo na UFPR
Data: 26/09/2025
Horário: 16h
Local: Laboratório 4 da PROAFE (subsolo do Prédio Histórico, Praça Santos Andrade)
Inscrição gratuita: https://forms.gle/DmHheoVkiWMqXxtr7.
O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de […]
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]
UFPR traz a terceira reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de […]
Informações da CPA-UFPR Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela […]