Elas acontecem em Curitiba e Paranaguá, e integram a programação da 19ª Primavera dos Museus
Com informações do MAE-UFPR
A partir de 26 de setembro, no Espaço do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR), localizado no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), acontece a exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis”. A ação faz parte da celebração dos 60 anos do museu e da 19ª edição da Primavera dos Museus.
A exposição mostrará dados de pesquisas sobre os sambaquis do litoral brasileiro, mostrando aspectos do cotidiano dos povos que construíram essas estruturas, a relação deles com o ambiente e a importância desses sítios arqueológicos para compreender a longa duração da presença indígena nesses territórios.
Os sambaquis são estruturas construídas do acúmulo de conchas, ossos animais e outros materiais construídos por populações pré-históricas. Essas estruturas guardam a história dos povos ancestrais do Brasil, mas sofrem com as mudanças climáticas, que causam erosão e elevação do nível do mar.
A abertura da exposição contará com a mesa redonda “Mudanças climáticas e o patrimônio arqueológico: os sambaquis no litoral paranaense”, às 17h do dia 26 de setembro.
Na sede do MAE-UFPR em Paranaguá, haverá a exposição e oficina “Terra em Trama”, que reflete sobre o habitar indígena no Paraná e os desafios climáticos atuais. A exposição tem a curadoria da arquiteta e professora Marina Oba, o artesão e liderança Xetá Dival da Silva, o antropólogo e pedagogo Kaingang Florencio Rekayg Fernandes e a professora Guarani Jani Jaxuka. O espaço apresenta, com algumas telas, os territórios indígenas do litoral e suas características.
A professora Marina Oba, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e coordenadora do projeto de extensão Estúdio Fronteira, ressalta como as habitações indígenas são uma possibilidade atual diante dos desafios climáticos. Esse e outros pontos das habitações indígenas são mostrados na exposição e na oficina que acontecerá na próxima terça-feira no MAE-UFPR, em Paranaguá.
Na ocasião, haverá uma oficina ministrada pelo Karaí (liderança indígena) Flávio de Tekoa Takuaty, sobre vedação em folha de carandá. Nesse momento, o público será convidado a saber mais sobre as habitações indígenas e a ajudar na construção de uma estrutura feita de folhas de carandá.
Os eventos integram a 19ª edição da Primavera dos Museus, ação anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema deste ano é “Museus e Mudanças Climáticas”, reforçando o papel dos museus como locais de preservação, diálogo e mobilização frente ao desafio das mudanças climáticas.
A Primavera dos Museus convida todos a refletirem sobre como os museus podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais.
Serviço
Abertura da exposição “Entre Conchas: modos de vida nos sambaquis” e mesa-redonda “Museus e Mudanças Climáticas: a relação com os sambaquis do litoral”
Data e hora: 26 de setembro de 2025,
17h – Mesa Redonda – “Mudanças Climáticas e o Patrimônio Arqueológico – Os Sambaquis no Litoral Paranaense”
Local: Sala Dalton Trevisan 1º piso, ao lado da entrada da XV de Novembro do Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, Curitiba
18h30 – Abertura da Exposição – “Entre Conchas – modos de vida nos sambaquis”
Local: Espaço MAE-UFPR — Subsolo do Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, Curitiba
Entrada grauita
Exposição Terra em Trama
Período: A partir de 15 de junho de 2025
Local: MAE‑UFPR – Espaço Expositivo em Paranaguá
Endereço: Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico, Paranaguá (PR)
Horário de visitação: Terça a domingo, das 8h às 20h (inclusive feriados)
Entrada grauita
Oficina de vedação em folha de carandá
Data: 23/09
Horário: 9h às 16h
Local: MAE‑UFPR – Espaço Expositivo em Paranaguá
Endereço: Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico, Paranaguá (PR)
Entrada grauita
O Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC-UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de […]
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo Por Flavia Keretch, […]
UFPR traz a terceira reportagem da série que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de […]
Informações da CPA-UFPR Está no ar a Avaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenada pela […]