Equipes de diversas universidades federais participam do lançamento do Relatório Fairwork Brasil, terceiro estudo brasileiro sobre trabalho decente nas plataformas digitais, que ocorre na próxima terça-feira (23), ao meio-dia.
O projeto internacional Fairwork investiga as condições de trabalho em empresas como aplicativos de transporte, entrega e serviços digitais. O estudo é feito em parceria com o Oxford Internet Institute (Universidade de Oxford) e com o WZB Berlin Social Center, por meio da agência de cooperação Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e reúne pesquisadores de instituições de referência no Brasil, entre os quais está a professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Aparecida da Cruz Bridi.
A pesquisa avalia cinco princípios fundamentais: remuneração justa, condições adequadas, contratos transparentes, gestão responsável e direito à representação. Relatórios anteriores mostraram que a América Latina apresenta alguns dos piores índices globais de condições justas no trabalho digital. Os resultados da terceira rodada do Fairwork Brasil atualizam esse cenário.
O lançamento oficial acontece em um evento virtual aberto ao público. Para participar, é necessário realizar inscrição através do link do evento.
No Brasil, a pesquisa está vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e envolveu, além da UFPR, equipes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Brasília (UnB). Nesta etapa a investigação também fez parte de um projeto latino-americano coordenado pela organização Tecnoloía y Comunidad – Paraguay (TEDIC), com financiamento da Internet Society Fundantion.
Lançamento do Relatório Fairwork Brasil 2025
Data: 23 de setembro de 2025
Horário: 12 horas
Inscrições: aqui
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]