Documentos abrangem servidores ativos da universidade e pela primeira vez Técnicos-Administrativos em Educação Superior
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para projetos de pesquisa em ciência, tecnologia e/ou inovação que queiram receber até R$ 30 mil reais como aporte financeiro. As oportunidades estão descritas em dois editais lançados na última semana pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Os documentos trabalham com regras semelhantes, porém, são voltados a situações distintas.
O Edital nº 19 é destinado a pesquisadores que ingressaram na UFPR nos últimos cinco anos, enquanto o Edital nº 20 abrange profissionais que não possuem projetos vigentes aprovados, nem bolsas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além disso, pela primeira vez, os servidores Técnico-Administrativos em Educação Superior foram contemplados, podendo submeter propostas desde que comprovem a devida qualificação. “Com isso, busca-se garantir que os pesquisadores que não se enquadram nessas prerrogativas também tenham a oportunidade de concorrer em condições semelhantes às de seus pares, fortalecendo a pesquisa na UFPR a partir da base”, afirmou Ciro Oliveira Ribeiro, Pró-Reitor da PRPI.
Os editais estabelecem como critérios de elegibilidade que o(a) pesquisador(a) pertença ao quadro de servidores(as) ativos(as) da UFPR a partir de 01/01/2020 ou tenha sido contratado até essa data. Além disso, eles não devem estar coordenando projetos de pesquisa com recursos financeiros de qualquer fonte (nacional ou internacional); não pode ser bolsista de produtividade em pesquisa ou em desenvolvimento tecnológico; e não deve estar inadimplente com a PRPI/UFPR ou antiga PRPPG/UFPR.
Quanto ao financiamento, o edital estabelece que as propostas deverão ter valor orçamentário total de até R$ 30 mil, sendo que o recurso fica restrito ao custeio de materiais de consumo como vidrarias, reagentes, insumos, material de escritório, exames clínicos e livros.
Os trabalhos devem ser submetidos até 29 de setembro. Na sequência serão avaliados por profissionais indicados pela PRPI, em consonância com os seguintes critérios: média da produtividade acadêmica, coerência das metodologias para o atendimento das metas, adequação do orçamento às metas e impactos científicos e tecnológicos dos resultados esperados. A divulgação final dos trabalhos selecionados está prevista para 16 de outubro.
Mais detalhes sobre as regras de submissão estão disponíveis em cada documento: Edital nº 19 e Edital nº 20.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) foi criada neste ano a partir da antiga Coordenação de Pesquisa, antes vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com o objetivo de fortalecer as políticas de Pesquisa e Inovação na UFPR. Entre as principais ações, destaca-se a criação de editais de fomento, com financiamento tanto interno quanto externo.
Desde o início da atual gestão, já foram lançados 20 editais, sendo 4 ainda vigentes.
UFPR produz série de reportagens em que explica, com o auxílio de seus professores, o conceito de soberania […]
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]