No dia 29 de agosto (sexta-feira), das 14h às 17h, o Museu de Arte (MusA) receberá a oficina gratuita de zine, realizada pelos projetos de extensão “Mosaico Cultural” da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Zine Fuzuê, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).
O zine é um formato de publicação independente, geralmente feita de forma artesanal, com tiragem limitada e conteúdo autoral. Costuma abordar temas alternativos ou contraculturais, que pode ser feito misturando colagem, desenho e escrita.
Segundo Marcelle Cortiano, produtora do MusA, “a proposta da oficina é apresentar o universo dos zines como meio de expressão artística, comunicação e criação coletiva, explorando linguagens como colagem, desenho e escrita”. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo site do museu.
A atividade terá início com uma introdução teórica sobre os zines, seguida de uma contextualização feita por um dos co-curadores da próxima exposição de longa duração do museu – ainda sem data definida, mas prevista para o segundo semestre de 2025. A ideia é que os participantes criem seus zines a partir das reflexões e provocações temáticas ligadas ao acervo da instituição.
O “Mosaico Cultural” é desenvolvido no MusA desde o início de 2025, com o objetivo de preservar e difundir o acervo do museu, ampliando sua visibilidade por meio de pesquisas, publicações, exposições, ações educativas e produções culturais.
Serviço
Oficina de Zine no MusA
Data: 29 de agosto (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Museu de Arte da UFPR (MusA)
Participação gratuita, com certificado
Inscrições: www.musa.ufpr.br
Primeira universidade federal do Sul a reservar vagas para pessoas negras, a UFPR transformou o perfil do ensino […]
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]