“Gosto de Humanas. O que tem para mim no Universo UFPR?” 

24 maio, 2025
08:30
Por Luana Lopes
UFPR

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas pela UFPR, universidade pública, gratuita e de qualidade. Nesta matéria trazemos alguns cursos das Ciências Humanas. Para acompanhar a série, clique aqui

Se você é daqueles que na escola se considerava “de humanas”, vai se encontrar em vários cursos que estão sendo apresentados no Universo UFPR. A Universidade Federal do Paraná conta com várias graduações que abrangem as humanidades, em diversos setores da instituição dedicados a estudar o ser humano, suas relações, a história e a cultura. 

Ao contrário do que muitos vestibulandos podem pensar, a carreira para quem gosta das Ciências Humanas não se concentra apenas na docência para estas áreas. O curso de Letras, por exemplo, tem uma série de possibilidades fora da sala de aula. E você sabia que Design também tem tudo a ver com sociedade e comportamento humano? 

Conheça então cinco cursos ligados a área de humanas que estão presentes na UFPR: 

Psicologia: uma área com diversas possibilidades de carreira  

O lugar onde se encontra a Psicologia às vezes não é tão claro. É um curso de Saúde? Das Ciências Biológicas? Claro que existem aspectos destas áreas na Psicologia, mas o fato é que ela é essencialmente ligada às humanidades, buscando desvendar a subjetividade humana e suas relações. Desde o início do curso, os estudantes contam com matérias como Filosofia e Antropologia. 
 
Na UFPR, ao longo de três anos o estudante vai tendo contato com quatro linhas teóricas: Psicanálise, Fenomenologia, Análise do Comportamento e Psicologia Histórico-Cultural. No último ano do curso, pode escolher a linha de preferência para se aprofundar em estágios e laboratórios. 

“Apesar da gente atuar na questão da saúde, o primordial antes é ter o conhecimento geral do que a gente entende enquanto relação humana. A partir disso a gente consegue desdobrar em como essas relações humanas afetam uma pessoa ou não, e isso pode ser em uma eventual clínica ou as múltiplas áreas que a psicologia pode atuar”, explica Bruno Sodré, estudante do sétimo período do curso. 

Psicologia é um dos estandes mais procurados no Universo UFPR. Foto: Marcos Solivan/Sucom/UFPR

As áreas de atuação de um psicólogo são diversas: psicologia clínica, psicologia do esporte, hospitalar, do trânsito, da educação… uma variedade de possibilidades que o estudante pode escolher ao longo da sua formação. 

No estande do Universo UFPR, alunos e estudantes de Psicologia falam mais ao público sobre essas diversas oportunidades oferecidas na instituição. Vale conferir” 

Letras além da docência 

O curso de Letras da UFPR é um dos que mais oferece oportunidades se tratando de diferentes habilitações. Entre licenciatura e bacharelado, do Inglês ao Grego, quem gosta da área das línguas e literatura pode escolher uma das 16 modalidades do curso. 

Na licenciatura, a docência é um dos caminhos do curso de Letras. O formado nessa modalidade pode dar aulas para diferentes níveis de ensino. Mas para quem não quer as salas de aula, a graduação na modalidade bacharelado tem muitas oportunidades de carreira, como explica a estudante Sabrina Dauer, cursando Letras Português/Espanhol. 

“Os formados no bacharelado em Letras podem trabalhar com tradução, editoração, buscar trabalhar com editoras, criação de material didático… Toda essa parte de trabalhar com a palavra no sentido mais físico”, afirma. 

Estudantes de Letras explicam as diferentes possibilidades do formado na área. Foto: Pedro costa/SCH/UFPR

No estande do curso no Universo UFPR, os interessados podem conferir a grade horária de cada uma das 16 habilitações. Também encontra orientações sobre docência e mercado de trabalho, além de poder participar de gincanas para ganhar livros. 
 
Na página do curso de Letras constam todas as habilitações disponíveis. 

Turismo é muito mais do que ser guia turístico! 

Há quem pense que a faculdade de Turismo é apenas para aqueles que querem trabalhar como guias turísticos. Quem quiser, é claro que pode, mas o curso oferece muitos mais possibilidades que tem tudo a ver com quem gosta das Ciências Humanas. 

Quem se forma em Turismo na UFPR é chamado de “turismólogo”. Entre as diversas áreas de atuação, o turismólogo é formado para aprender a pensar o planejamento das cidades para que elas possam ser boas para moradores e turistas, considerando vários aspectos sociais e ambientais. 

“A gente necessita ter esse contato com as outras pessoas para pensar o nosso curso e várias coisas na faculdade podem se relacionar a isso. Tem matérias mais teóricas, como antropologia, geografia, hospitalidade… estudamos também arquitetura hostil, para pensar em cidades mais acolhedoras”, afirma a estudante do terceiro período, Luana Bertoja. 

Estande de Turismo no Universo UFPR traz jogos para diversão dos presentes. Foto: Pedro costa/SCH/UFPR

Eventos, gastronomia, fotografia, hotelaria… são todas áreas que podem se relacionar com a formação de turismólogo. No estande do curso no Universo UFPR, os estudantes e professores contam sobre todas as possibilidades. 

Na UFPR, o curso dispõe de estrutura importante para o desenvolvimento do turismólogo, como o Núcleo de Desenvolvimento e Planejamento do Turismo (Agetur) e seu Laboratório de Pesquisa e Extensão em Turismo, a empresa júnior de turismo, a Trilhas, e a pós-graduação na área. 

Cursos de História: do museu ao cinema 

Para os que amam a disciplina de História na escola, a UFPR oferece três cursos desta área: o curso de História nas modalidades licenciatura e bacharelado, e o curso História – Memória e Imagem

O curso de História da UFPR é o mais antigo do Paraná, criado em 1938, mas está em constante atualização no conteúdo programático e abordagem pedagógica para atender as demandas atuais. Na licenciatura, forma-se um professor para turmas de fundamental e médio, bem como de produção de material didático. No bacharelado, um historiador que atua em museus, arquivos, meios de comunicação, construindo e analisando acervos e pesquisando para isso. 

Já a graduação em História – Memória e Imagem é voltada para quem quer atuar com projetos de memória social e imagens historiográficas, em museus, arquivos, monumentos e linguagem multimídia, como fotografia e cinema. 

“Nesse curso, o estudante pode encontrar muitas coisas, desde uma produção mais voltada para cinematografia, da memória, que é a questão do dos arquivos, dos museus, como cuidar deles e como eles conversam”, afirma o estudante João Augusto Kaminski, do curso de Licenciatura em História. “As disciplinas focam em estudos sobre história da arte, imagem, narrativa, enquanto o curso de história mais tradicional abrange de maneira muito ampla a história e tenta focar em alguns aspectos da pesquisa e da docência”. 

Design: uma área que foca essencialmente nas pessoas

Uma outra área muto ligada às Ciências Humanas é o Design. Na UFPR, o vestibulando encontra os cursos de Design Gráfico e Design de Produto. Eles são um pouco diferentes, mas tem esse princípio em comum: identificar as necessidades das pessoas e, através do design, propor novas formas de ser e de estar no mundo. 

A principal diferença entre os dois cursos é a superfície de aplicação do design. O curso de Design de Produto é voltado para uma aplicação física, desenvolvimento com foco na funcionalidade, ergonomia e usabilidade, desenvolvendo produtos e serviços que possam atender às necessidades das pessoas. Já o Design Gráfico trabalha principalmente com a comunicação visual, usando componentes gráficos que comunicam mensagens e ideias.

Foto: Pedro costa/SCH/UFPR

A professora Gheysa Prado explicou um pouco mais sobre o lado social do curso: 

“Seja com o desenvolvimento de design de produtos, seja com o desenvolvimento de produtos gráficos, a gente quer deixar a vida das pessoas mais confortável. Que elas possam viver melhor, tendo as suas necessidades atendidas de maneira mais adequada”, conta. “Temos interfaces com as mais diversas áreas, como saúde e exatas, mas a gente é essencialmente relacionado com as pessoas, porque quem vai interagir com os produtos são as pessoas”. 

Os estandes dos cursos de Design estão cheios de materiais produzidos pelos alunos. Desde vídeos com apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), objetos criados pelos estudantes, carimbos e outros materiais que convidam a pensar no Design de uma forma diferente! 

Sugestões

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]

24 maio, 2025

O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]