Campo de lavanda. Foto: Annie Spratt/Unsplash

Cientistas da UFPR recrutam adultos e crianças para estudo sobre DTM

16 abril, 2025
07:06
Por Camille Bropp
Ciência e Tecnologia

Projeto de pesquisa precisa da ajuda de participantes em Curitiba para testar um tratamento à base de óleo essencial de lavanda

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão em busca de participantes para um estudo inovador que trata do uso da lavanda contra bruxismo, disfunção temporomandibular (DTM) muscular e a ansiedade a eles associada.

A pesquisa, que foi selecionada em edital de financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visando as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), engloba dois programas de pós-graduação da UFPR, em Odontologia e em Farmacologia.

A DTM é um problema de alta incidência: acredita-se que cerca de 37% da população brasileira apresente ao menos um sintoma ao longo da vida.

Os sintomas incluem dor orofacial (na boca e no rosto, principalmente mandíbula e têmpora), na cabeça (perto do ouvido), ao mastigar e dificuldade de abrir a boca. Está associada ao bruxismo, que é o hábito de ranger os dentes principalmente durante o sono.

Como participar

O grupo de cientistas precisa reunir 425 participantes para testar os resultados de uma nova terapêutica contra a DTM baseada na inalação do óleo essencial de lavanda.

Para participar do estudo, é preciso ter um dos dois perfis procurados pelo estudo:

  • Um deles é ser adulto (idade entre 18 e 45 anos) com sintomas de DTM. É preciso mostrar o interesse preenchendo formulário de inscrição;
  • O outro é ser criança ou adolescente (de nove a 17 anos), apresentar algum sintoma e não fazer uso de aparelho ortodôntico. Também deve-se preencher formulário de inscrição.

Ambos os grupos precisam de disponibilidade para duas consultas presenciais em Curitiba, na Clínica 1 do Prédio da Odontologia, no Campus Botânico (Avenida Prefeito Lothário Meissner, 623, Jardim Botânico).

A primeira consulta é de diagnóstico e, a segunda, de avaliação. No meio disso, os participantes deverão manter uma rotina de uso do óleo essencial e de preenchimento de formulários pela internet.

Para mais informações, use os contatos pesquisalavandaufpr@gmail.com e (41) 9-8524-7619 (Whatsapp).

Foto de destaque: Annie Spratt/Unsplash

Sugestões

02 outubro, 2025

Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]

02 outubro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]

01 outubro, 2025

Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]

01 outubro, 2025

Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]