foto de Josafá Moeira Cunha na matéria da revista ciência UFPR

Ciência UFPR: Josafá da Cunha fala sobre bullying e violência na escola

07 abril, 2025
09:48
Por Camille Bropp
Ciência e Tecnologia

Em entrevista, professor do Setor de Educação da UFPR e coordenador do Laboratório Interagir pontua o papel das escolas na prevenção e na resolução de conflitos

São os episódios trágicos, de ataques e mortes, que geralmente expõem o debate necessário no Brasil sobre a convivência nos ambientes escolares. Sobral (CE), em 2022; Medianeira (PR), em 2018; Goiânia, em 2017; e, o maior de todos, Realengo (Rio de Janeiro), em 2011, por exemplo, são comumente descritos tendo o bullying como elemento motivador, ao mesmo tempo que a segurança recebe mais espaço do que a educação nos discursos públicos.

Na contracorrente dessa reação está o trabalho do professor e pesquisador Josafá Moreira da Cunha, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por meio do Laboratório Interagir, que coordena desde 2016, Cunha tem apoiado o desenvolvimento de estudos que reposicionam o papel da escola nos conflitos que a atingem.

Assim, a escola se apresenta como um espaço de aprendizado de convívio, com conflitos inerentes a isso que se somam às repercussões de violência da própria sociedade. Logo, podem agir pela prevenção, apresentando a convivência respeitosa à sua comunidade direta e indireta, mas não está nelas a origem dos episódios que aterrorizam o país.

Cunha estuda há mais de 15 anos a violência em ambiente escolar, seu tema de mestrado e doutorado em Psicologia, no Núcleo de Análise do Comportamento (Nac) da UFPR. Sempre entendeu esse como um assunto que pede também propostas aos pesquisadores, além de descrições de fenômeno.

A fundação do Interagir viabilizou as parcerias entre as pesquisas e os governos estadual e municipais no Paraná, expandindo as aplicações práticas da teoria. As propostas procuram encaixar o tema da convivência nas exigências curriculares da educação, integrando-os ao cotidiano escolar.

“O trabalho socioemocional, que é aprender a conviver, aprender a ser, aprender a ter boas relações, faz parte já do trabalho pedagógico”, avalia.

Essa é a proposta da Campanha Nacional da Convivência Escolar, ação do Ministério da Educação e do Interagir lançada neste mês, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, nesta segunda-feira (7).

Leia a entrevista completa, com infográfico, no site da Ciência UFPR

Foto de destaque: Amanda Sartor/Acervo Pessoal

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