Núcleo de pesquisa da UFPR passa a integrar o Sistema Brasileiro de Laboratórios de Hidrogênio

20 março, 2025
15:27
Por Luana Lopes
Ciência e Tecnologia

Pesquisadores da universidade vão atuar em conjunto com o governo federal para promover novas soluções tecnológicas na área de hidrogênio verde

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi aprovado para integrar o Sistema Brasileiro de Laboratórios de Hidrogênio (SisH2) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No início do próximo mês, o grupo já realiza a primeira reunião de trabalho.

O SisH2 trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção, armazenamento e uso do hidrogênio verde, buscando soluções sustentáveis para o setor energético. Segundo o professor André Mariano, vice-coordenador do NPDEAS, o núcleo já atua em algumas iniciativas nesta temática, como:

  • Produção de hidrogênio a partir de alumínio reciclável;
  • Desenvolvimento de pilhas de combustível sustentáveis;
  • Uso de hidrogênio para geração de energia e mobilidade elétrica;
  • Aproveitamento de resíduos sólidos urbanos para energia limpa;
  • Desenvolvimento de novos materiais para eletrodos eletroquímicos visando maior eficiência na produção de hidrogênio verde.

Participam do NPDEAS pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (Pipe) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PGMec).

“Essa conquista não apenas impulsiona a UFPR na vanguarda da pesquisa em hidrogênio verde, mas também evidencia a capacidade de nossa equipe de conceber, desenvolver e liderar projetos inovadores do zero, transformando conhecimento em impacto real. Seguimos comprometidos em impulsionar a transição energética no Brasil”, diz o professor Mariano.

Com informações do NPDEAS

Foto destaque: Marcos Solivan

Sugestões

17 julho, 2026

Conversamos com os professores André Capraro e Danielle Torri sobre os processos históricos do futebol mundial e a […]

15 julho, 2026

Portal UFPR publica série “Leituras que formam”, sobre processo de escolha das leituras obrigatórias do Vestibular 2027 e […]

15 julho, 2026

Para muitos estudantes, o custo de um curso de línguas representa uma barreira ao acesso a oportunidades acadêmicas […]

10 julho, 2026

Por NC-UFPR Estão abertas as inscrições para o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) da UFPR, este […]