Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

LAMIR ganha equipamentos e nova ala em homenagem ao professor José Manoel dos Reis Neto

A UFPR ganhou hoje mais um importante espaço para o ensino, a pesquisa e a extensão: a nova ala do Laboratório de Análises de Minerais e Rochas (Lamir), que recebeu o nome José Manoel dos Reis Neto. Doutor em Geoquímica e Geotectônica, falecido em abril de 2014, o professor José Manoel foi o idealizador e principal responsável pelo Projeto Labocal, criado em dezembro de 2010, que previa a ampliação e modernização do laboratório, com a instalação de equipamentos de alta tecnologia. Integrantes da sua família também participaram da inauguração. “A homenagem me faz acreditar nas pessoas e no Brasil. A todos, o nosso muito obrigado”, disse Patrícia, um dos três filhos de José Manoel.

A iniciativa foi tão bem sucedida que o Lamir – inaugurado em 1996, por iniciativa do professor João Biondi – se transformou em um dos mais importantes e modernos centros de pesquisa nacional na área. O laboratório recebeu investimentos de cerca de R$ 3 milhões da Petrobras por meio do seu programa de parcerias com instituições de ensino e pesquisa que atuam nas áreas de interesse da empresa.

O Lamir possui equipamentos de ponta para a análise de minerais e rochas. Imagem: Samira Chami Neves.
O Lamir possui equipamentos de ponta para a análise de minerais e rochas. Imagem: Samira Chami Neves.

Os recursos possibilitaram a ampliação do prédio anexo inicial, a construção e a reforma de salas e laboratórios, que receberam modernos equipamentos. Estes equipamentos serão utilizados tanto para o ensino dos estudantes da graduação de vários cursos (Geologia, Química, Física, Geografia, Odontologia e Medicina) quanto para o desenvolvimento de pesquisas de alunos dos cursos de pós-graduação e ainda das empresas parceiras do projeto.

Apoio a parcerias

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, parabenizou a todos pelo Lamir, agradeceu à Petrobras pelo apoio e lembrou do grande incentivo que sua gestão tem dado a parcerias com empresas interessadas em investir em pesquisa e tecnologia.  “Criar pontes é uma das atividades que a administração da UFPR mais tem feito, sempre dentro da legalidade”, disse o reitor, que elogiou o empenho de José Manoel no projeto. “Ele foi um visionário, que sempre nos empurrou para a ação. É assim que age um professor comprometido com a Educação. Tenho a certeza de que o professor José Manoel está orgulhoso do exemplo e da obra que deixou, que tem seguidores dedicados e comprometidos com seu projeto”.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, destacou três virtudes do professor: concretizar com competência seus sonhos, agregar talentos e ter uma visão de futuro que superava obstáculos. Já a coordenadora do laboratório e professora do Departamento de Geologia da UFPR Eleonora Maria Gouvea Vasconcellos, também destacou a obra do professor José Manoel. “O novo prédio coloca o Lamir em um novo patamar analítico, de reconhecida capacidade, não só da UFPR, mas de várias instituições de ensino no Paraná e no Brasil, bem como de empresas fomentadoras de pesquisas em áreas diversas“, comentou .

O diretor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, Donizeti Giusti, também destacou o fato de o professor José Manoel ter a virtude de desenvolver grandes idéias. “Ele fazia isso com grande competência”, disse. Já o vice-diretor do Setor, Pedro Faggion, e o diretor-superintendente da Funpar, Luiz de Farias, destacaram a importância da formação de parcerias para o ensino e a pesquisa.

A professora Juciara Leite, que representou o Departamento de Geologia, também detacou o trabalho de José Manoel. “O Lamir é um laboratório de alta pesquisa em áreas fundamentais das ciências geológicas “, disse. O gerente de Estratigrafia e Sedimentologia da Petrobras, Pierre Magalhães, citou a importância da parceria com a empresa. “Fico feliz de saber que os investimentos da empresa  estão dando ótimos resultados”, comentou.

“Criar pontes é uma das atividades que a administração da UFPR mais tem feito, sempre dentro da legalidade”. Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki (centro): “Criar pontes é uma das atividades que a administração da UFPR mais tem feito, sempre dentro da legalidade”. Imagem: Samira Chami Neves.
O  Projeto Labocal, idealizado pelo professor José Manoel  dos Reis Neto (que empresta seu nome à nova ala do Lamir), foi criado em 2010.
O Projeto Labocal, idealizado pelo professor José Manoel dos Reis Neto (que empresta seu nome à nova ala do Lamir), foi criado em 2010.

Sugestões

Central de Transportes da UFPR realiza entrega de donativos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da sua Central de Transportes (CENTRAN), se somou à...
Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota...
Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...