A UFPR inaugurou, nesta quinta-feira (5), o espaço do projeto ConVIVER 60+, voltado para o acolhimento e integração de pessoas idosas. Localizado em um imóvel histórico no centro de Curitiba, o espaço foi reformado e tem como objetivo promover o envelhecimento saudável e combater o isolamento social. O local fica na Rua Pasteur, 26 – Batel, Curitiba.
Idealizado pelos professores Edison Luiz Almeida Tizzot e Taiuani Marquine Raymundo, o ConVIVER 60+ é fruto de uma parceria entre os cursos de Medicina e Terapia Ocupacional, respondendo ao aumento da população idosa no Brasil, que já representa 15,6% da população, segundo o IBGE.
O projeto oferecerá atividades como programas de saúde, musicoterapia, letramento digital, exercícios físicos, rodas de conversa e práticas artísticas, com a colaboração de cursos da UFPR, como Educação Física, Design e Fisioterapia. As atividades terão início em janeiro de 2025.
“São 15 anos trabalhando com envelhecimento humano, então pra mim é gratificante esse momento”, disse a professora Taiuani Marquine Raymundo.
O coordenador do projeto, Edison Luiz Almeida Tizzot, afirmou: “Transformar espaços em locais de convivência entre acadêmicos e a população é um sonho concretizado.”
Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, destacou a importância histórica do imóvel, que foi doado à universidade na década de 1940 para atender à área da saúde. Ele também ressaltou que o novo espaço representa um sonho concretizado de proporcionar à comunidade um local de convivência entre acadêmicos e a população.
O ConVIVER 60+ também incluirá ações baseadas nas diretrizes da OMS para o envelhecimento saudável, com foco na participação social e no bem-estar dos idosos, como prevenção de doenças, prática de exercícios, nutrição afetiva, oficinas de reminiscências e treino cognitivo, danças e atividades expressivas. Taiuani ainda reforça: “A ideia é que todos os cursos do setor de ciências da saúde ocupem esse espaço”.
Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ministram ou que já ministraram disciplinas em inglês podem realizar […]
Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro No dia 26 de setembro acontece […]
Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]
Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]