UFPR inaugura espaço do projeto ConVIVER 60+ para pessoas idosas

06 dezembro, 2024
09:59
Por Bruna Soares
UFPR

A UFPR inaugurou, nesta quinta-feira (5), o espaço do projeto ConVIVER 60+, voltado para o acolhimento e integração de pessoas idosas. Localizado em um imóvel histórico no centro de Curitiba, o espaço foi reformado e tem como objetivo promover o envelhecimento saudável e combater o isolamento social. O local fica na Rua Pasteur, 26 – Batel, Curitiba.

Foto: Marcos Solivan

Idealizado pelos professores Edison Luiz Almeida Tizzot e Taiuani Marquine Raymundo, o ConVIVER 60+ é fruto de uma parceria entre os cursos de Medicina e Terapia Ocupacional, respondendo ao aumento da população idosa no Brasil, que já representa 15,6% da população, segundo o IBGE.

O projeto oferecerá atividades como programas de saúde, musicoterapia, letramento digital, exercícios físicos, rodas de conversa e práticas artísticas, com a colaboração de cursos da UFPR, como Educação Física, Design e Fisioterapia. As atividades terão início em janeiro de 2025.

“São 15 anos trabalhando com envelhecimento humano, então pra mim é gratificante esse momento”, disse a professora  Taiuani Marquine Raymundo.

O coordenador do projeto, Edison Luiz Almeida Tizzot, afirmou: “Transformar espaços em locais de convivência entre acadêmicos e a população é um sonho concretizado.”

Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, destacou a importância histórica do imóvel, que foi doado à universidade na década de 1940 para atender à área da saúde. Ele também ressaltou que o novo espaço representa um sonho concretizado de proporcionar à comunidade um local de convivência entre acadêmicos e a população.

O ConVIVER 60+ também incluirá ações baseadas nas diretrizes da OMS para o envelhecimento saudável, com foco na participação social e no bem-estar dos idosos, como prevenção de doenças, prática de exercícios, nutrição afetiva, oficinas de reminiscências e treino cognitivo, danças e atividades expressivas. Taiuani ainda reforça: “A ideia é que todos os cursos do setor de ciências da saúde ocupem esse espaço”. 

Foto: Marcos Solivan

Sugestões

11 setembro, 2025

Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que ministram ou que já ministraram disciplinas em inglês podem realizar […]

09 setembro, 2025

Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro  No dia 26 de setembro acontece […]

08 setembro, 2025

Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]

06 setembro, 2025

Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]