Mobiliário urbano desenvolvido por estudantes da UFPR é finalista em prêmio de design

Mobiliário urbano desenvolvido por estudantes da UFPR é finalista em prêmio de design

25 novembro, 2024
08:53
Por Rodrigo Choinski
Ciência e Tecnologia

Um projeto de mobiliário urbano desenvolvido na UFPR foi selecionado para a final do Prêmio Brasileiro de Design. O conceito é dos estudantes de design Cristina da Silva Simão e Felipe Dalla Pria Leme e aproveita a estrutura de postes de energia para a instalação de bancos, mesas e bicicletários.

Batizada de Furbe: mobiliário urbano em simbiose com a estrutura urbana da cidade, o equipamento é fruto do trabalho de conclusão dos estudantes e teve a orientação da professora Yasmin Fabris.

O projeto explorara a noção de simbiose, quando duas espécies estabelecem uma relação harmoniosa com benefício mútuo, combinando a estrutura dos postes com a demanda por novos mobiliários para as cidades.

Segundo os desenvolvedores, o novo equipamento “auxilia nas atividades diárias do meio urbano, proporcionando locais adequados para alimentação, encontro de pessoas, suporte de objetos e descanso. Além disso, em escala maior, ela incentiva a ocupação da cidade por meio de mobiliários de baixo custo, otimizando o espaço e os recursos públicos”.

Os vencedores do prêmio serão conhecidos em janeiro de 2025 e a entrega acontece na 14ª Bienal Brasileira de Design que acontece em Aracaju (SE), ainda sem data marcada.

Confira o vídeo promocional do novo equipamento

Sugestões

06 agosto, 2025

Por Flávia Keretsch, sob orientação de Mário Messagi Junior Nesta terça-feira (5), o Hospital de Clínicas da Universidade […]

06 agosto, 2025

O professor André Luís Vignatti, do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um dos […]

06 agosto, 2025

Evento segue até domingo (10) e é hospedado no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba Com informações dos […]

06 agosto, 2025

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) disponibilizou os resultados das pesquisas de avaliação interna aplicadas aos estudantes de […]