Um projeto de mobiliário urbano desenvolvido na UFPR foi selecionado para a final do Prêmio Brasileiro de Design. O conceito é dos estudantes de design Cristina da Silva Simão e Felipe Dalla Pria Leme e aproveita a estrutura de postes de energia para a instalação de bancos, mesas e bicicletários.
Batizada de Furbe: mobiliário urbano em simbiose com a estrutura urbana da cidade, o equipamento é fruto do trabalho de conclusão dos estudantes e teve a orientação da professora Yasmin Fabris.
O projeto explorara a noção de simbiose, quando duas espécies estabelecem uma relação harmoniosa com benefício mútuo, combinando a estrutura dos postes com a demanda por novos mobiliários para as cidades.
Segundo os desenvolvedores, o novo equipamento “auxilia nas atividades diárias do meio urbano, proporcionando locais adequados para alimentação, encontro de pessoas, suporte de objetos e descanso. Além disso, em escala maior, ela incentiva a ocupação da cidade por meio de mobiliários de baixo custo, otimizando o espaço e os recursos públicos”.
Os vencedores do prêmio serão conhecidos em janeiro de 2025 e a entrega acontece na 14ª Bienal Brasileira de Design que acontece em Aracaju (SE), ainda sem data marcada.
Confira o vídeo promocional do novo equipamento
Por NC-UFPR A UFPR prorrogou por 24 horas o prazo para envio dos documentos para registro acadêmico dos […]
Por NC-UFPR Interessados em conseguir uma vaga em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino […]
Por João Cordeiro, João Heim, Luana Lopes e Daniel Felipe A tarde que começou sob um sol escaldante, […]
Novos calouros e também os 3.982 candidatos em lista de espera têm até o dia 19 para enviar […]