A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (SNPDI/MDHC), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançou o curso “Desenho Universal na Perspectiva da Pessoa Idosa”, desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em contrato celebrado com a Funpar. O público-alvo são pessoas idosas, gestores, lideranças sociais e conselheiros de direitos da pessoa idosa.
O curso tem carga horária de 40 horas é totalmente gratuito e online, estando disponível no portal UFPR Aberta e tem como objetivo desenvolver as competências das pessoas idosas e agentes locais voltados a este público, de forma a compreenderem as implicações práticas da aplicação dos princípios do Desenho Universal em suas moradias, no meio urbano e em serviços públicos que usufruem. Com ist, tem-se o intuito de promover a autonomia, inclusão social e qualidade de vida da pessoa idosa, por meio do desenvolvimento de habilidades práticas e conhecimentos teóricos que permitam a identificação de barreiras e a implementação de soluções que eliminem barreiras sem estigmatização.
A metodologia do curso é autoinstrucional (sem tutoria), dinâmica e interativa, com videoaulas, animações gráficas, ilustrações, exemplos práticos em texto e imagem e atividades práticas. Os participantes que concluírem o curso receberão um certificado de participação emitido pela UFPR. Saiba como se inscrever aqui.
O conteúdo do curso está organizado em 4 (quatro) módulos de 10 horas cada, estando o tópico “políticas públicas para a pessoa idosa” presente de forma transversal:
“Este curso é uma contribuição direta na formação cidadã e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas idosas”, afirma o professor Aguinaldo dos Santos, coordenador do projeto na UFPR. “Ao difundir o conhecimento sobre o Desenho Universal, queremos empoderar indivíduos e comunidades a promoverem a inclusão, independência e autonomia da pessoa idosa em todos os aspectos da vida.”
Com informações da assessoria
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta sexta-feira (21) a primeira chamada complementar do Vestibular 2025. São […]
Uma ação colaborativa que busca o compartilhamento e reflexão sobre as paisagens, personagens e vivências das comunidades caiçaras […]
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.