Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná sobre psicologia do trânsito foi premiada nacionalmente no XI Prêmio Denatran de Educação no Trânsito, na categoria Obra Técnica ─ Obras Inéditas, Teses, Dissertações ou Monografias. Fruto do trabalho da pesquisadora Renata Torquato, no Mestrado em Psicologia da UFPR, a dissertação “Percepção de Risco e Comportamento de Pedestres”, defendida em março de 2011, recebeu o segundo lugar no concurso.
Com orientação da professora Alessandra Sant´Anna Bianchi, da linha de pesquisa de Psicologia no Trânsito, o trabalho avalia a percepção das pessoas para os acidentes de trânsito como fruto de seu próprio comportamento (“locus” interno) ou como resultado da ação de terceiros (“locus” externo). Isso reflete na reação das pessoas e nas precauções que cada um toma em relação ao trânsito.
No entendimento da professora Alessandra, as pesquisas realizadas na UFPR podem contribuir para que as autoridades de trânsito dirijam suas campanhas educativas para a motivações e comportamentos, tanto dos pedestres quanto dos condutores.
Simone Meirelles
Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]
A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]
Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]