Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em Dublim, UFPR participa da 1ª Semana da Ciência Brasil-Irlanda

 

O encontro aconteceu na capital irlandesa. Imagem:
O encontro aconteceu na capital irlandesa. Imagem: Creative Commons

A UFPR marcou presença na 1ª Semana da Ciência Brasil-Irlanda, realizada em Dublim, entre 23 e 26 de fevereiro. Com o objetivo de fortalecer os laços e aproximar pesquisadores dos dois países, o evento contou com a participação de diversas autoridades brasileiras e irlandesas, incluindo Sergio Gargioni, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio à Pesquisa (Confap). A professora Michele Nogueira, representante setorial da Assessoria de Relações Internacionais e docente do Departamento de Informática da UFPR, esteve presente em nome da Universidade.

“As discussões foram enriquecedoras e giraram em torno de aspectos administrativos, possibilidades futuras de apoio financeiro para continuar as parcerias”, relata a professora. Também aconteceram apresentações técnicas e mesas de discussão sobre aspectos legais e financeiros relativos à parceria científica.

Michele explica, ainda, que o evento é resultado de uma iniciativa realizada em 2013, partindo da visita de uma delegação irlandesa a São Paulo, quando foi dado início ao programa Research Brazil-Ireland (RBI). Ele reúne instituições de ensino superior e centros de pesquisa em um consórcio que busca fortalecer a imagem científica e tecnológica da Irlanda no Brasil. “O programa desenvolve pesquisas e ligações educacionais entre os dois países em cinco áreas temáticas: Tecnologias de Informação e Comunicação; Ciências e Tecnologias do Ambiente; Materiais Avançados e Nanotecnologia; Biofarmacêutica, Biotecnologia e Saúde; e Energia Sustentável e Agroprodução. Esta cooperação estratégica foi financiada pela agência Science Foundation Ireland (SFI), que designou o Brasil como um país prioritário para as parcerias de pesquisa e educação”, conta.

De acordo com a docente, nos últimos anos, a UFPR, colaborou nos últimos anos com a Trinity College Dublin e o Waterford Institute of Technology, resultando em trabalhos científicos publicados, visitas técnicas, acolhimento de um pós-doutorando irlandês e aumento da visibilidade dos trabalhos desenvolvidos na Instituição. “A ARI tem apoiado fortemente a cooperação entre os dois países”, diz, acrescentando que tanto a Irlanda quanto o Brasil estão discutindo possibilidades para dar continuidade financeira a estas ações.

Além da UFPR, participaram instituições como Unicamp, USP, UFSCar, University College Dublin, Royal College of Surgeons Ireland e National University of Ireland, Galway, além de fundações de apoio à pesquisa, agências de fomento e institutos nacionais.

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...