Renato Lima, professor da UFPR e também consultor da ONU para o Meio Ambiente, está participando de mais uma missão emergencial no exterior, agora na Bolívia.
A Bolívia está enfrentando grandes inundações com 35 dias de chuvas intensas, especialmente na região de Santa Cruz. “Estamos com muitíssimo trabalho. A situação é bastante complexa, o Rio Grande mudou seu curso a 40 quilômetros de distância e com mais de 100 quilômetros de novo curso, arrasando povoados inteiros”, explica o pesquisador Renato Lima, ao informar que não se sabia para onde seria a evolução.
Várias organizações internacionais estão trabalhando na região: A Venezuela enviou grupos de resgate; Cuba enviou 150 médicos, lonas para 400 barracas e dinheiro; a Argentina ; a Petrobras da Bolívia contribuiu com doações de água. Japão, EUA e outros países também estão ajudando, através de todas as agências da ONU.
O professor da UFPR, que integra o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento – Nimad – e o CENACID – Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná, retorna no próximo sábado, quando será substituido.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]