O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da UFPR está atuando nas regiões afetadas por enchentes e desabamentos no litoral do Paraná desde o dia 11 de março, quando foi acionado pela Defesa Civil do estado. A missão emergencial da equipe termina neste domingo (20).
Com uma equipe formada por Renato Eugênio de Lima, Jeferson Cury, Rosângela Tapia, Fabiane Acordes e Aline Freitas, da UFPR e Jefferson Picanço, da Unicamp e Lázaro Zuqueti, da USP, São Carlos, o Cenacid está prestando apoio, avaliando e mapeando áreas de riscos. Segundo o professor Renato Eugênio de Lima, o desastre foi um dos mais significativos da história do estado, mas três motivos impediram que as consequências fossem piores: a densidade populacional relativamente baixa da região, o acidente ter ocorrido durante o dia e a rápida ação da Defesa Civil em acionar os geólogos. A atuação do Cenacid possibilitou que os moradores da área urbana de Antonina fossem avisados com antecedência e retirados das áreas de risco de deslizamento.
O prejuízo na região é grande, muitas regiões das três cidades estão completamente arrasadas. ‘Foi um evento de magnitude muito grande, com inudanções bastante extensas, mais de mil deslizamentos, de metros a quilômetros’, explica Lima. Segundo o professor, haverá uma mudança na paisagem da região, com o deslizamento das encostas e mudanças nos cursos de rios. Até o final da missão, o Cenacid continuará monitorando a região, mas a atuação pode continuar como apoio na reconstrução das cidades, com investigações científicas e recomendações.
A atuação do Cenacid é reconhecimenta mundialmente. Em 2009, o Centro recebeu o prêmio Green Star, concedido pela Organização das Nações Unidas. Com a ocorrência do terremoto e do tsunami no Japão, o Cenacid e mais 24 entidades do mundo foram colocados em alerta pelo governo japonês. Na missão no litoral do Paraná, o trabalho dos especialistas foi elogiado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e pelo governador Beto Richa. Para o professor Lima, o principal é ‘fazer a diferença’ nas comunidades. ‘O Cenacid está sediado na UFPR, mas tem especialistas do Brasil inteiro. O objetivo é aplicar o conhecimento científico na hora que a sociedade necessita para evitar perdas e sofrimentos’, completa.
Ajude o Litoral
A comunidade universitária ainda pode ajudar. Há postos de arrecadação nos campi da UFPR e nas cidades atingidas. Podem ser doados alimentos, água, materiais de limpeza e higiene, velas, fósforo, cobertores, colchões e roupas. As doações podem ser feitas nos seguintes locais:
Em Curitiba (arrecadação de alimentos e água): Reitoria (rua XV de Novembro, 1299, Centro); Prédio Histórico (Praça Santos Andrade, Centro); direção do Setor de Tecnologia (Centro Politécnico); direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (campus Jardim Botânico) e direção do Setor de Ciências Agrárias (Cabral)
Em Matinhos: Setor Litoral (rua Jaguariaíva, 512, Caiobá); Centro Cultural / Centran (Av. Paraná, 775, Tabuleiro) e Clínica Escola de Fisioterapia (rua Doutor José Artur Zanluti, 1402, Sertãozinho)
Em Paranaguá: MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (Rua XV de Novembro, 575) e Fafipar (Rua Comendador Corrêa Júnior, 117)
Em Morretes: Câmara de Vereadores (Rua Conselheiro Sinimbu, 50)
Em Antonina: Estação Ferroviária (Praça Carlos Cavalcanti, s/nº)
Foto(s) relacionada(s):
Tragédia no litoral deixou regiões completamente arrasadas nas três cidades do litoral
Foto: Gilson Walmor Dahmer
Fonte: Lais Murakami
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]