Imagem Padrão

Festival de Inverno: é hora de descer a serra

09 julho, 2010
00:00
Por

Ao todo, cerca de 200 pessoas, entre funcionários da Universidade e da prefeitura de Antonina, estão envolvidos nos aspectos organizacionais e administrativos do Festival. “Só os serventes, que serão responsáveis pela limpeza e organização dos espaços, são 60”, destaca Lúcia Mion, coordenadora de Cultura da UFPR, que encabeça a organização do Festival, o maior multicultural do Estado.

O palco principal, que receberá os shows que encerrarão as atividades nos os oito dias do evento, ficou pronto hoje. A estrutura, que começou a ser montada na quarta-feira (07), tem aproximadamente 144 metros quadrados e nove metros de altura. O sistema de luz e som é de última geração, instalado por uma empresa contratada especialmente para o Festival de Inverno. “Nossa estrutura dá suporte a qualquer tipo de show, de pequenos grupos até uma orquestra completa”, avalia Rafael Pacheco, diretor de palco da Universidade.

De acordo com Pacheco, o palco, localizado no mesmo ponto da cidade em todas as 20 edições do Festival, é estrategicamente pensado para ficar no “centro nervoso da malha de espetáculos”. “O palco está em um lugar escolhido pela cidade e também respeita o fluxo de apresentações. Depois das atividades do período, as pessoas desembocam naturalmente no palco principal, para assistir ao show que encerra o dia”, explica ele.

Sábado de trabalho

Como aulas nas escolas públicas de Antonina foram encerradas apenas hoje, amanhã o dia ainda é de trabalho para a equipe responsável pela infraestrutura do Festival, já que as salas de aula dessas escolas recebem boa parte das oficinas propostas. Amanhã, a equipe irá organizar esses espaços para que eles possam receber os cursos práticos.

Inscrições ainda podem ser feitas

Apesar de algumas oficinas já estarem lotadas, ainda é possível fazer inscrições para boa parte dos cursos práticos ofertados pelo Festival. Uma equipe da UFPR estará inscrevendo os interessados no sábado e no domingo. As oficinas só começam efetivamente na segunda-feira (12). No sábado também acontece uma reunião com os ministrantes dos cursos práticos, para instruções gerais.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao centro administrativo do Festival, que este ano foi montado no prédio da antiga estação ferroviária da cidade.

Foto(s) relacionada(s):


Inscrições para as oficinas ainda podem ser feitas
Foto: Douglas Fróis

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário)

Sugestões

27 agosto, 2025

Mais de 600 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, são vítimas de assassinato a cada ano […]

27 agosto, 2025

Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]

26 agosto, 2025

Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]

25 agosto, 2025

Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]