O projeto “Meninas e mulheres na Literatura” é um dos três vencedores do 12ª Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas (FCC), que valoriza e divulga experiências formativas realizadas por docentes dos cursos de licenciatura, na formação de professores para a educação básica. Conheça os projetos ganhadores aqui.
A iniciativa é coordenada pelas professoras Paula Garcia de Freitas, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM/UFPR) e Cristiane Landulfo, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No concurso, quatro alunas de Letras da UFPR participaram da competição: as bolsistas do Programa Licenciar Clara Casagrande, Giovanna Biancchi Araújo e Natália Winck, e a estudante Allana de Oliveira, bolsista da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad).
O curso é fruto da parceria entre o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Língua Italiana no Contexto Brasileiro (NELIB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Arte: Camila Araújo/UFBA
A ideia é apresentar ao público obras de autoras da diáspora, mulheres de ascendência africana, indiana e italiana que escrevem em italiano sobre os dilemas de viver em trânsito. Por meio de um curso com posts no Instagram, vídeos e aulas no Youtube, podcasts e vídeos, a equipe convidou professoras de educação básica a conhecer, refletir e discutir as temáticas como racismo, questões de gênero, colonialismo italiano, aspectos históricos e culturais dos países de origem das autoras e ainda ter contato com diferentes gêneros literários.
O objetivo foi possibilitar que as participantes – professoras em formação dos cursos de Letras/Italiano da UFPR e UFBA – desenvolvessem conhecimento linguístico, pedagógico e tecnológico por meio de uma educação linguística e literária potencialmente intercultural, decolonial e emancipadora.
Paula conta que utilizou no curso uma abordagem por tarefas, em que ensinou a teoria de forma implícita e explícita. “Isso foi muito satisfatório, pois a cada semana as alunas queriam mostrar o que tinham aprendido dentro da ferramenta de tradução”, explica a docente.
O grupo recebeu um prêmio de R$ 20 mil, diploma e troféu – réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter. Além disso, terão seus projetos publicados, em detalhes, em uma série de textos da FCC.
A escultura original que deu origem ao troféu está abrigada no jardim interno da Fundação Carlos Chagas. Foto: Divulgação/FCC
Segundo Clara Casagrande, o projeto foi capaz de criar uma ponte entre a comunidade externa e o universo acadêmico, preocupado com a formação de professores. Ela destaca, ainda, a importância de iniciativas como as do projeto.
“Usando as redes sociais e o estilo de comunicação dessas plataformas, foi possível obter um grande engajamento das professoras coordenadoras e das participantes. Acredito que projetos assim fortaleçam ainda mais a importância do fomento à pesquisa e educação no nosso país e espero que tenha aberto as portas para mais projetos com este formato”, finaliza a discente.
A seleção dos vencedores foi realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área do projeto inscrito e pelo Comitê Executivo do Prêmio. A avaliação considerou os procedimentos didáticos visando à aprendizagem do futuro professor da educação básica, bem como o potencial multiplicador da experiência.
A cerimônia de premiação será realizada remotamente no dia 25 de novembro com transmissão pelo canal do YouTube da Fundação Carlos Chagas.
Por Felipe Reis
Sob orientação de João Cubas
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]