“O aventuroso Simplicissimus”, do alemão Hans Jacob Chrístoffel von Grimmelshausen, traduzido por Mario Luiz Frungillo, ficou entre os cinco melhores do ano passado na categoria Literatura.
Os outros quatros livros da categoria, eleitos pelo professor de teoria literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Alcir Pécora, são “Meu amor”, de Beatriz Bracher; “Violetas e Pavões”, de Dalton Trevisan; “Pornopopéia”, de Reinaldo Moraes; e “Cadernos de infância”, de Norah Lange.
Na justificativa para sua escolha, o professor da Unicamp classifica a tradução inédita de “O aventuroso Simplicissimus” como “o grande evento do ano editorial brasileiro”. Para Pécora, o livro é o mais importante romance picaresco alemão do século 17.
Lançado em 1669, “O aventuroso Simplicissimus” esmiúça a brutalidade, destruição e morte do território alemão no decorrer da Guerra dos 30 Anos (1618-1648). A obra mescla o picaresco, na figura do personagem principal, uma espécie de Don Quixote, de Cervantes, com o romance de formação – gênero que o próprio livro funda.
A edição do livro custa R$ 67 e pode ser adquirida através do site da Editora da UFPR
ou em uma de suas loja, localizadas no Edifício Dom Pedro II, no campus Reitoria (Rua Dr. Faivre, 405, telefone: (41) 3360-5214) ou no Centro de Convivência do Centro Politécnico (Tel.: (41) 3361-3632). A publicação também é encontrada em diversas livrarias.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Sandoval Matheus (estagiário)
Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]
As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]
O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas […]
Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]