Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Gestão da Informação adota método inovador no currículo

O curso de Graduação em Gestão da Informação da UFPR está implantando novos métodos no currículo, baseado nos modelos existentes na União Europeia e que incentivam o uso da tecnologia, como as aulas virtuais. O aluno passa a construir o seu conhecimento e é melhor preparado para o que o mercado exige. Para se adaptar à nova forma de buscar conhecimentos, os professores do curso participaram nesta semana de um seminário que trouxe à Curitiba, o professor Manuel Cebrián de la Serna, doutor em Pedagogia e professor da Universidade de Málaga, na Espanha.

O visitante esteve na manhã desta sexta-feira (08/02) no Gabinete da Reitoria e foi recebido pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Acompanhado pelos pró-reitores de Graduação Maria Amélia Sabbag Zainko e de Pesquisa e Pós-Graduação Sérgio Scheer e professores da UFPR, Cebrián disse que é necessário adaptar o ensino às tecnologias e fazer uso das redes sociais, por exemplo. “Os alunos necessitam cada vez mais dessas técnicas”, destacou o pesquisador. O método E-portfólio, que o professor Cebrián está trazendo para a UFPR está implantado há pelo menos duas décadas em diversas universidades europeias. Ele disse que é necessário mudar a cultura dos professores, que hoje ainda estão muito voltados para a técnica de transmitir conhecimentos.

Professora Helena Nunes, em reunião com professor Manuel Cebrián de la Serva

Segundo a professora Helena Nunes, o novo método deve ser implantado em 2013 e espera-se que daqui a dois anos possa ser feita a primeira avaliação. O curso de Gestão da Informação tem 200 alunos na graduação. E para trabalhar a avaliação das competências, outro professor da Espanha deverá vir em julho. Juan José Monedero Moya  que orientará os professores da UFPR sobre os procedimentos que avaliam o desempenho.

Os contatos com os pesquisadores da Universidade de Málaga começaram em 2008, quando a UFPR passou a integrar a Rede Ibero-Americana de Universidades, com a finalidade de analisar formas de usar a tecnologia em sala de aula. A parceria já permitiu a viagem da professora Maria do Carmo Duarte Freitas para acompanhar de perto a rotina da universidade espanhola.

Veja mais fotos aqui.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...