Os sete cursos mais concorridos da universidade são Medicina (34,2 candidatos por vaga); Publicidade e Propaganda (22,3); Biomedicina (21,1); Direito diurno (19,7); Arquitetura e Urbanismo (18,6); Design Gráfico (17,5); e Jornalismo (17,1).
A relação candidato-vaga está disponível no endereço www.nc.ufpr.br.
A primeira fase do vestibular da UFPR será no próximo dia 29 de novembro. A segunda, nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas serão realizadas em Curitiba e em Palotina. O resultado final será divulgado até 22 de janeiro de 2010.
‘O expressivo número de candidatos, superior ao registrado em anos anteriores, revela que a UFPR continua sendo avaliada como uma opção de qualidade pelos estudantes’, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho, em entrevista coletiva.
Mais vagas à noite
Nos últimos dois anos, a UFPR criou 23 novas opções de cursos de graduação e ampliou em 30,1% o total de vagas, que até 2007 era de 4.099.
Do total de 5.334 vagas, 1.808 estão em 30 cursos exclusivamente noturnos. ‘Estamos valorizando o mundo do trabalho, dando oportunidade para os alunos que precisam trabalhar’, afirmou Zaki Akel.
Até 2007, o total de vagas noturnas no vestibular da UFPR era de apenas 978. Em dois anos, o total dessas vagas cresceu 84,9%. E o de cursos noturnos, que totalizavam 15, dobrou.
A ampliação do número de vagas do vestibular da UFPR é reflexo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal.
Cotas
Do 43.796 candidatos inscritos na atual edição do vestibular da UFPR, 9.220 concorrem às cotas sociais, que reservam 20% das vagas para candidatos que sempre estudaram em escola pública. Outros 1.995 disputam as cotas raciais, que destinam o mesmo percentual aos candidatos negros.
Concorrem a vagas extras — uma em cada opção de curso — 82 candidatos portadores de deficiência.
Entre os inscritos, há ainda 1.829 ‘treineiros’, que não concorrem efetivamente às vagas.
Enem
A principal mudança na edição deste ano do vestibular da UFPR diz respeito à utilização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja prova objetiva representará 10% do valor da nota final dos candidatos.
Cerca de 34,2 mil candidatos informaram seus números de inscrição no Enem no ato da inscrição do vestibular.
O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde, explicou que, após a primeira fase, será feito um cruzamento entre os números de CPF dos candidatos classificados com o banco de dados dos inscritos no Enem.
O reitor Zaki Akel Sobrinho revelou que a universidade solicitou ao Ministério da Educação que o resultado das provas objetivas do Enem seja divulgado até a primeira quinzena de janeiro. Ainda não houve resposta ao pedido.
‘Queremos evitar o transtorno às famílias que eventualmente cogitem a possibilidade de fazer matrículas em instituições particulares’, explicou Zaki. ‘Tenho reafirmado ao ministro Fernando Haddad o nosso apoio à reformulação do Enem.’
O total de pessoas envolvidas no vestibular da UFPR, entre fiscais, auxiliares, elaboradores e aplicadores de prova, deve chegar a 4,7 mil.
‘Vamos redobrar nossos cuidados com a segurança, reduzindo inclusive o número de candidatos por sala’, informou Raul.
Como o primeiro dia de provas da segunda fase será num sábado, os candidatos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos, tiveram direito a solicitar um atendimento diferenciado — 220 candidatos fizeram esse pedido.
Caso sejam convocados para a segunda fase, esses candidatos terão, no sábado, acesso aos locais de prova no mesmo horário que os demais concorrentes, e aguardarão, incomunicáveis, até o pôr-do-sol, quando começarão a resolver as questões.
Perfil dos candidatos
Do total de candidatos ao vestibular da UFPR, 53,7% são mulheres. A maioria dos candidatos (84,3%) tem até 23 anos de idade, é solteira (93,4%), nasceu no Paraná (73,7%) e mora em Curitiba ou região metropolitana (70,4%).
Quanto aos pais dos candidatos inscritos, apenas pouco mais de um terço tem curso superior completo (34,9% no caso dos pais e 36,7% entre as mães). A renda familiar total é inferior a R$ 3 mil nas residências de 62% dos candidatos.
A maioria (52,1%) nunca fez cursinho pré-vestibular. Quanto à atividade remunerada, 30,3% afirmaram trabalhar (17,7% em tempo integral).
Quanto ao Ensino Fundamental e Médio, 35,7% estudaram sempre em escola pública —outros 30% parcialmente.
Entre os vestibulandos, o principal meio de comunicação sobre o vestibular foi o computador: 37,1% revelaram ter se informado sobre o processo seletivo pela internet. Outros 34,6%, pela escola ou cursinho. Em seguida, 5,4% pela feira “UFPR: Cursos e Profissões”, 3,8% pela TV e 2,6% através de jornais.
Os dez cursos mais concorridos* do vestibular 2009-2010 da UFPR
Curso Cand/vaga
1º Medicina 34,23
2º Publicidade e Propaganda 22,33
3º Biomedicina 21,17
4º Direito (M) 19,70
5º Arquitetura e Urbanismo 18,57
6º Design Gráfico 17,48
7º Jornalismo 17,13
8º Direito (N) 16,45
9º Psicologia 14,43
10º Medicina Veterinária 13,46
* Desconsiderados os candidatos “treineiros” e os cursos oferecidos pela Polícia Militar.
Alguns números do vestibular 2009-2010 da UFPR
Concorrem às vagas extras para portadores de deficiência: 82 candidatos
Concorrem às cotas sociais: 9.220
Concorrem às cotas raciais: 1.995
Optaram pelo Enem no ato da inscrição: 34.205
Concorrem como treineiros: 1.829
Concessões de isenção de taxa: 860
Apresentaram declaração de convicção religiosa: 220
Prestarão prova em Curitiba: 42.902
Prestarão prova em Palotina: 894
Percentuais do total de 43.796 candidatos:
53,7% são mulheres (23.519)
84,3% têm até 23 anos de idade
93,4% são solteiros
73,7% nasceram no Paraná (11,4% em SP e 5,9% em SC)
70,4% moram em Curitiba ou região metropolitana
76,7% moram com os pais
34,9% dos pais dos candidatos têm superior completo (36,7% das mães)
30,3% exercem atividade remunerada (17,7% em tempo integral)
62,0% têm renda familiar mensal de até R$ 3 mil
35,7% estudaram sempre em escola pública (outros 30% parcialmente em escola pública)
52,1% nunca fizeram cursinho pré-vestibular
53,2% farão o vestibular pela primeira vez
37,1% revelaram ter se informado sobre o vestibular pela internet (34,6% pela sua instituição de ensino; 5,4% pela feira “UFPR Cursos e Profissões”; 3,8% pela TV; 2,6 pelos jornais).
Série histórica dos últimos três anos
Vestibular 2007-2008
Vagas 4.099
Candidatos concorrentes 42.079
Inscritos nas cotas raciais 1.874
Inscritos nas cotas sociais 9.029
Treineiros 2.099
Candidatas mulheres 53,6%
Vestibular 2008-2009
Vagas 5.204
Candidatos concorrentes 43.509
Inscritos nas cotas raciais 1.875
Inscritos nas cotas sociais 8.983
Treineiros 2.259
Candidatas mulheres 53,3%
Vestibular 2009-2010
Vagas 5.334
Candidatos concorrentes 43.796
Inscritos nas cotas raciais 1.995
Inscritos nas cotas sociais 9.220
Treineiros 1.829
Candidatas mulheres 53,7%
Foto(s) relacionada(s):
O reitor Zaki Akel Sobrinho e o coordenador-geral do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde
Foto: Leonardo Bettinelli
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Fernando César Oliveira
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]