Os sistemas de ventilação de alto fluxo aumentam o volume de ar e de oxigênio e isso impacta diretamente na velocidade e na pressão de oxigênio recebido pelos pulmões. Foto: Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná recebeu oficialmente nesta quarta-feira, 24 de março, sete respiradores com monitores e nove sistemas de ventilação de alto fluxo para reforçar a estrutura de combate à Covid-19 no complexo. Os aparelhos foram doados pela Associação Amigos do Hospital de Clínicas. A doação também inclui R$ 284 mil em insumos para atendimento aos pacientes em tratamento contra a doença no HC.
Os sete novos respiradores chegaram no domingo e já foram colocados em uso, permitindo a transformação de mais sete leitos para atendimento aos pacientes com Covid-19. O mesmo aconteceu com os nove sistemas de ventilação de alto fluxo, que chegaram na quarta-feira da semana passada. Além dos sete respiradores com monitores doados pela Associação dos Amigos do HC, outros três serão entregues na primeira quinzena de abril por meio de uma parceria com a FUNPAR (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná).
O reitor Ricardo Marcelo Fonseca agradeceu a Associação dos Amigos do HC, os doadores e a comunidade paranaense pelo esforço em ajudar o hospital neste momento de pandemia. O professor destacou o papel da UFPR e do HC no combate à Covid-19 e o esforço dos profissionais da saúde em atender à crescente demanda por leitos para pacientes contaminados com o coronavírus. “Este maquinário – essencial, fundamental e de última geração – não poderia ser colocado em ação se não fosse uma reorganização interna e se não fosse o empenho e o compromisso de tantos profissionais de saúde deste hospital. Afinal, não são apenas os aparelhos, precisamos montar os leitos, precisamos de pessoas para poder ampliar o atendimento à nossa população”, afirmou.
A superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Regiani, explicou que as doações de pessoas físicas, empresas e associações se materializaram em dez respiradores com monitores entregues ainda no início deste mês de março e mais os equipamentos recebidos oficialmente nesta quarta-feira (sete respiradores com monitores e nove sistemas de ventilação de alto fluxo). “Tivemos de reinventar o hospital, mudar, ousar. Se hoje conseguimos colocar 93 leitos de UTI Covid (sendo 5 pediátricos) e 100 leitos de enfermaria Covid foi com a ajuda de todos: da UFPR, da Associação dos Amigos do HC e de todos nós, funcionários”, disse.
No mês de março o CHC recebeu doação de 17 respiradores com monitores. Foto: Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.
Doações
Os aparelhos foram adquiridos pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas por meio da campanha “O HC Precisa de Você – A luta não acabou!”. Esta é a segunda fase da campanha de combate à pandemia, iniciada em 2020, com doações de empresas e pessoas físicas. “É um momento diferente na vida de todos. Nós convivemos muito com informações que não são agradáveis com relação à pandemia. Mas nós temos também a alegria, a surpresa sempre positiva de divulgar ações que são muito bem recebidas pela comunidade”, definiu o presidente da Associação dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho.
Dentre os aparelhos de oxigenação, seis foram adquiridos com o apoio da Rede de Solidariedade, uma iniciativa de um grupo de empresários de Curitiba para ajudar os hospitais neste momento sensível.
Doadores
Sócios Grupo Positivo
Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR)
Centauro-ON
Extramed Administração e Serviço
Furukawa Electric Latam
Juliana Gadotti Feldmann
Mili
Office Securizadora
Paraná Petro
Relevo Artefatos de Papel
Renato Ribas Vaz
Tribunal Regional Eleitoral
Construtora Laguna
IBEMA
W Investement
Paraná Petro
Progresso Securitizadora
Marino Garofani
Menegotti Indústrias Metalúrgicas
Trombini
Crédito da foto de capa: Complexo Hospital de Clínicas da UFPR.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]