A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará o próximo concurso da Polícia Militar do Paraná. A assinatura do contrato entre a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado aconteceu nesta terça-feira (3) pela manhã.
O certame ofertará 2,4 mil vagas, sendo 2 mil para soldados policiais militares e 400 para soldados do Corpo de Bombeiros. De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Péricles de Matos, a partir da assinatura do contrato, ocorrerá a publicação em diário oficial e a partir daí, tem-se dez dias para a publicação do edital.
De acordo com o coronel da PM, o crescimento populacional e o deslocamento de novas massas populares para o Paraná implica preocupação constante com a recomposição do efetivo. “Em um cenário nacional em que estados estão praticamente falidos, com salários atrasados, o Paraná faz uma nova contratação de policiais. Serão mais 2,4 mil famílias que terão uma possibilidade de trabalho digno. Terei mais 2400 soldados sendo aplicados na atividade de policiamento ostensivo. Se os índices já são bons, melhorarão ainda mais com esse reforço”.
“A UFPR, que como sempre contribui para a sociedade paranaense, está feliz em também contribuir nesse momento”, afirmou o reitor Ricardo Marcel; atrás, o governador Ratinho; e, à esq., a vice-reitora Graciela Bolzon. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR
O governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, comenta que 2019 encerrou com 51% dos municípios do Paraná sem nenhum homicídio e isso é um fato histórico. “A área de segurança é estratégica e prioridade na defesa das famílias paranaenses. É necessário sempre estar repensando a segurança pública, novos mecanismos e tecnologias, mas não se faz segurança pública sem a presença física, força e preparo de homens e mulheres da polícia militar e civil”.
“Quero agradecer a UFPR, que tem uma vasta expertise em concurso público, além da sua credibilidade e da sua história. A instituição tem um grande conhecimento para que esse concurso seja extremamente rigoroso para que possamos atrair os melhores profissionais para dentro da polícia militar e continuar esse bom trabalho”.
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que o certame será um grande desafio para instituição, pois do ponto de vista logístico, vai equivaler a cerca de quatro vestibulares. “Daremos conta da melhor maneira possível. Certamente contribuiremos com credibilidade e expertise para incrementar o necessário aumento nas condições de pessoal na nossa segurança pública. A UFPR, que como sempre contribui para a sociedade paranaense, está feliz em também contribuir nesse momento”.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), realizou nesta […]
A direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR realizou no dia 27 de junho a 2ª Cerimônia […]
Parceria com Secretaria de Educação motivou recursos do governo estadual para construção da nova sede A construção da […]
Material pretende ser ferramenta para escolas e estudantes na preparação para os próximos processos seletivos, além de estimular […]