Imagem Padrão

Complexo Hospital de Clínicas reinaugura Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados

13 dezembro, 2019
08:36
Por
UFPR

Nesta segunda-feira (9), o Complexo Hospital de Clínicas da UFPR reinaugurou a Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME). A cerimônia marcou a reestruturação da área com a desativação de tecnologias mais antigas e procedimentos que facilitam o trabalho dos profissionais, mantendo a segurança dos pacientes em consultas e cirurgias.

A nova disposição do espaço, com tecnologia de ponta, anula a possibilidade de contaminação cruzada entre os materiais que chegam para a esterilização e os que são destinados às cirurgias. A vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Bolzón de Muniz, ressaltou o avanço proporcionado pela modernização do complexo hospitalar que forma profissionais da área de saúde da instituição federal: “Essa nova estrutura de processamento de materiais é uma forma de trazer qualidade no atendimento aos pacientes”.

Além do maquinário renovado e ampliado com três termos desinfectadoras e três autoclaves – aparelho que utiliza vapor de água sob pressão para esterilizar instrumentos -, foram instaladas quatro caixas d’água de 2000 litros, exclusivas para a Unidade. Assim, há a garantia do amplo funcionamento das máquinas de esterilização, reduzindo os custos do CHC com a manutenção de equipamentos danificados.

A superintendente do Hospital, Claudete Reggiani, destacou a importância da implementação dos procedimentos tecnológicos e estruturais para o crescimento da instituição: “O Hospital de Clínicas se qualifica para desempenhar a sua função de atendimento a população e formação de profissionais”, afirma. Outra ação adotada para maximizar a segurança dos pacientes foi a implantação de um sistema de rastreabilidade nas 60 mil peças e instrumentos cirúrgicos do CHC. A automatização desse processo elimina a necessidade de procedimentos manuais pelos profissionais do complexo hospitalar.

Diretora de Tecnologia Informacional da Empresa Brasil de Serviços Hospitalares (Ebserh), Simone Scholze avaliou a nova estrutura da UPME: “Os avanços apresentados nessa inauguração representam um pioneirismo na rede hospitalar”. Simone ainda apontou novidades para o ano seguinte. Em 2020, será implementado e otimizado o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), sistema de gestão hospitalar usado como mecanismo de acompanhamento da produção assistencial dos profissionais.

Com informações da Unidade de Comunicação do CHC.

Sugestões

14 julho, 2025

A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]