No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, foi um dos homenageados do ano no Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, concedido pela Câmara Municipal de Curitiba. A cerimônia, realizada nesta terça-feira (10), teve a participação de 19 pessoas e entidades que se “destacaram na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social no ano de 2019”.
Fonseca foi lembrado devido ao seu engajamento nas questões relacionadas aos cortes orçamentários sofridos pelas universidades públicas ao longo do ano e pela defesa dessas instituições. Proposto pelo gabinete do ex-vereador Professor Matsuda, o nome do reitor foi acatado por unanimidade pelos membros da Câmara.
Vereador Marcos Vieira entrega homenagem a Ricardo Marcelo Fonseca. Foto: Rodrigo Fonseca / CMC
A indicação do reitor salienta seu conhecimento científico e o histórico em defesa da democracia e dos direitos humanos convertendo-se “em base e força motriz, que colocam o professor Ricardo Marcelo à frente da resistência contra os cortes na Educação, especialmente nas universidades. Por tudo isso, a outorga do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos ao atual Reitor vem agraciar – com muita justiça – seu trabalho e luta pelo direito à liberdade ideológica, de opinião, pela democracia e pela luta da UFPR em defesa da justiça social, que impactam não só no Município de Curitiba, mas também no Paraná e no Brasil”.
Para Fonseca, receber esta homenagem demonstra o esforço institucional da UFPR em promover os direitos humanos em suas diferentes áreas de atuação — ensino, pesquisa e extensão. “Creio que é um reconhecimento não pessoal, mas de que a nossa universidade tem esse compromisso de inclusão, de ser socialmente referenciada e de fazer a diferença no âmbito da intervenção social, fazendo diferença na nossa comunidade”, diz.
Direitos Humanos
O Prêmio Pablo Neruda é entregue pelo Legislativo há 14 anos. Instituído pela Lei Municipal 11.258/2004, hoje revogada, atualmente é regulamentado pela lei complementar 109/2018, que unificou as homenagens da Câmara Municipal de Curitiba. O objetivo é destacar personalidades e organizações sem fins lucrativos reconhecidas pela luta à liberdade, democracia e justiça social.
A relação completa dos homenageados consta no decreto legislativo aprovado em plenário, no qual estão anexados os currículos dos indicados: Associação Menonita de Assistência Social (Amas), Amilto Justus, Andrea Oliveira Carneiro, Carlos Antônio Riedi, Centro Evangelístico e Base Missionária Rocha Viva, Centro Redentorista de Ação Social (Ceras), Cinthia Maria Mattar Bernardelli Dias, Daisy Maria Napoli, Darkles Guimarães de Oliveira, Edson Ferreira de Araújo, Elias Mattar Assad, Fernanda Rodrigues, Dom Francisco Cota de Oliveira, Genezio Dias de Oliveira, Nelson Scarpim Junior, Nilton Ribeiro de Souza, Pe. Renaldo Amauri Lopes e Ricardo Marcelo Fonseca.
Assista à Sessão Solene de 10/12/2019 da Câmara Municipal de Curitiba.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]
A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]