O Laboratório Interagir, do Setor de Educação, realizará o lançamento do Programa DIGA no dia 28 de junho, em Curitiba. A iniciativa reúne escolas, famílias e comunidades para criar ambientes que ajudem estudantes de 5 a 12 anos a lidar ativamente com os conflitos e a acabar com o bullying. A pré-inscrição para escolas interessadas estão abertas pelo site www.conviver.ufpr.br.
Voltada para a promoção da responsabilidade social e liderança pró-social entre crianças, fomentando ambientes mais seguros para o aprendizado, a ação foi contemplada com US$ 234 mil em um edital da Templeton Foundation para projetos direcionados ao desenvolvimento de virtudes e forças de caráter.
A visão do DIGA é de que todas as crianças e adolescentes podem viver, aprender e brincar em comunidades acolhedoras e seguras, tendo a escola como espaço de aprendizagem sobre a resolução de conflitos. “Este é um esforço para transformar abordagens da comunidade para promover relacionamentos saudáveis e prevenir o bullying e vitimização”, explica o coordenador, professor Josafá Moreira da Cunha.
O programa é inspirada no WITS, projeto da University of Victoria desenvolvido em várias regiões do Canadá. A versão brasileira recebeu o nome de DIGA (Dialogue, Ignore, Ganhe distância e Ache ajuda).
Inscrições para escolas
Escolas que ofertam os primeiros anos do ensino fundamental interessadas em participar do DIGA já podem apresentar sua pré-inscrição no projeto neste link.
A prioridade será para escolas da região metropolitana de Curitiba, públicas ou particulares. O prazo para envio da pré-inscrição é 28 de junho.
Lançamento do Programa DIGA
Data: 28 de junho de 2019
Horário: das 9h30 às 11 horas
Local: Campus Rebouças – Sala 232 A (R. Rockefeller, 57)
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]