Debilitado pela migração sazonal da Argentina para o Brasil, um pinguim-de magalhães que encalhou na Praia do Ístimo, na Ilha do Mel, está em tratamento intensivo no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Marinha da UFPR, no Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná, desde o último sábado (20).
O pinguim foi recolhido pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do CEM, que foi acionada pela Polícia Ambiental devido ao Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS).
Ave passa por tratamento intensivo; será reinserido na natureza assim que temperatura corporal for estabilizada. Foto: Divulgação/PMP-BS
Essa espécie de pinguim (Spheniscus magellanicus) tem comportamento migratório sazonal no início do inverno, quando se desloca ao longo da costa sul americana, a partir das regiões reprodutivas ao Sul da Argentina até as regiões de alimentação, localizadas no Sudoeste e no Sul do Brasil. Quando não localizam alimento durante o deslocamento, as aves ficam debilitadas e acabam encalhando nas praias.
O tratamento tem o objetivo de estabilizar a temperatura corporal do animal. Assim que isso ocorrer, o pinguim será reintegrado à natureza.
Quem avistar aves, tartarugas ou mamíferos marinhos no Litoral do Paraná pode acionar o PMP-BS através do telefone 0800-642-3341.
Leia mais notícias sobre o PMP-BS neste link
Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]
A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]
Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]
Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]