Imagem Padrão

Ciclo de palestras discute relações harmoniosas entre pessoas e nações

16 abril, 2019
15:41
Por
Ciência e Tecnologia

Bioética e direitos humanos foram discutidos durante ciclo de palestras que ocorreu no Centro Cultural de Curitiba no sábado (13). O objetivo foi abordar a relação harmoniosa e respeitosa entre os seres humanos, as nações e o ambiente do planeta. O evento teve cerca de 300 participantes de 25 cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio do Janeiro. Entre eles, maestros, escritores, pesquisadores, professores e estudantes universitários.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos de Bioética Sul do Paraná (NEBio) e professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mario Takao Inoue, o evento foi muito bem-sucedido. “Os participantes ficaram admirados pelo alto nível de discussão nas palestras. Estou cada vez mais convicto de que o estudo de Bioética aplicado na sociedade é o caminho correto para resgatar o enfraquecido humanismo, as relações entre as pessoas e as diferenças sociais”, diz.

Ao todo, foram ministradas quatro palestras sobre questões de Bioética e direitos humanos. Foto: Divulgação

Ao todo, foram ministradas quatro palestras sobre questões de Bioética e direitos humanos. Foto: Divulgação

Ao todo, foram ministradas quatro palestras sobre questões de Bioética e direitos humanos. Os palestrantes foram Mara Angelita Nestor Ferreira, doutoranda em Políticas Públicas pela UFPR e pesquisadora na área de Ética, Direitos fundamentais e Administração pública; Jeanne da Silva Machado, autora do livro “A Solidariedade na Responsabilidade Ambiental” (2014); Mariana Fávaro, médica psiquiatra e mestre em Bioética; e Rodrigo Alvarenga, pesquisador nas áreas de Ontologia, Fenomenologia e Ética.

A organização foi do Núcleo de Estudos em Bioética (NEB) da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná (SBB-PR) e do Núcleo de Estudos de Bioética Sul do Paraná (NEBio), com apoio da SBB-PR, Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs) e da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI).

Sugestões

12 maio, 2025

Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.

12 maio, 2025

Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]

08 maio, 2025

O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]

08 maio, 2025

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]