Imagem Padrão

Primeira fase do vestibular teve mais de três mil desistências

16 novembro, 2008
00:00
Por

Dos 43.509 candidatos inscritos, 3.090 (7,1%) deixaram de comparecer aos locais de prova. O percentual de faltantes é ligeiramente superior ao registrado no ano anterior, quando 6,2% dos candidatos deixaram de fazer a prova.

Os 40.419 candidatos que participaram da primeira fase concorrem a 5.204 vagas, quantidade 27% superior a do ano passado. Das 1.105 novas vagas, 829 (75%) são noturnas.

‘A ampliação do ensino superior público faz parte da política de educação do governo federal’, afirmou a reitora em exercício da UFPR, professora Márcia Helena Mendonça. ‘Os cursos noturnos são importantes porque muitos dos jovens entre 18 e 24 anos precisam trabalhar e não poderiam freqüentar cursos diurnos.’

Sete candidatos fizeram a prova no Hospital de Clínicas da UFPR —quatro deles com catapora, dois com febre alta e um com fratura de clavícula.

Outros dois candidatos, em casos de maior gravidade, fizeram a prova no Hospital Vita. Um deles apresenta um quadro clínico de trombose venosa profunda e outro havia sido submetido a uma cirurgia de emergência.

A primeira fase do vestibular aconteceu em 21 locais de Curitiba e em quatro de Palotina. ‘Tivemos mais de três mil pessoas envolvidas no processo, entre aplicadores de prova, fiscais e outros profissionais, e tudo aconteceu dentro da normalidade’, observou a professora Rosana de Albuquerque Sá Britto, pró-reitora de Graduação.

O horário de fechamento dos portões foi adiado em 15 minutos, em razão de congestionamentos verificados no trânsito em torno de alguns locais de prova, em especial nas regiões da PUC-PR, no bairro Prado Velho, e das Faculdades do Brasil, no Tarumã.

O gabarito será publicado no site do Núcleo de Concursos às 21 horas deste domingo (16/11). Eventuais recursos podem ser protocolados até quarta-feira (19/11), conforme o edital que regulamenta o processo.

A relação dos candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular será divulgada até o dia 3 de dezembro. O total de aprovados varia conforme a relação candidato-vaga de cada curso. A expectativa do Núcleo de Concurso é de que sejam aprovados entre 14 e 15 mil candidatos.

Marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, a segunda fase do processo seletivo terá uma prova discursiva de produção e compreensão de textos, além de provas específicas, cujo conteúdo varia conforme o curso escolhido pelo candidato.

Cotas

Entre os cursos oferecidos pela universidade, os mais concorridos são Medicina com 30,32 candidatos por vaga; Publicidade e Propaganda 21,17; Jornalismo 19,70; e Direito Noturno 17,42. A relação candidato/vaga de todas as 88 opções de cursos da UFPR estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br).

Conforme o edital do vestibular, 20% do total de vagas, 1.041 são reservadas para alunos que estudaram sempre em escola pública —as chamadas cotas sociais. Outros 20% são destinados aos alunos negros.

Dos 43,5 mil vestibulandos, 8.983 inscreveram-se nas cotas sociais. Outros 1.875, nas cotas raciais.

Portadores de deficiência

Pela primeira vez em sua história, a UFPR reservou uma vaga extra em cada curso para pessoas portadoras de deficiência. O total de inscritos para essas vagas foi de 93 candidatos.

A expectativa é do número de candidatos portadores de deficiência venha a aumentar nos próximos anos.

‘Em todo o Brasil, apenas três universidades estaduais fazem reservas de vagas para portadores de deficiência, e porque são obrigadas a fazê-lo por leis estaduais’, revela a professora Neusa Moro, coordenadora do Núcleo de Concursos.

Entre os inscritos há pessoas cegas, surdas, com paralisia cerebral, Síndrome de Down e deficiências físicas. ‘Há uma auto-exclusão dessas pessoas, e poucas delas conseguem terminar seus estudos’, afirmou a professora Laura Ceretta, responsável por organizar as provas em banca especial.

Escola Técnica

Simultaneamente ao vestibular, a Escola Técnica da UFPR também realizou seu processo seletivo neste domingo, em fase única.

No total, 3.051 candidatos se inscreveram para disputar 370 vagas da Escola Técnica, distribuídas em três cursos que exigem ensino fundamental e em outros seis que exigem ensino médio.

O total de faltantes foi de 332 candidatos. O gabarito da prova também será divulgado às 21 horas. A publicação do resultado oficial da Escola Técnica sairá até 19 de dezembro.

Foto(s) relacionada(s):


Sala de Prova 2008
Foto: Izabel Liviski


Coletiva com a vice-reitora no exercício da Reitoria
Foto: Izabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira

Sugestões

08 agosto, 2025

As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]

07 agosto, 2025

A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]

07 agosto, 2025

Espaço imersivo é fruto de trabalho em conjunto dos coletivos que compõem a jornada e projetos de extensão […]

07 agosto, 2025

Com informações de CoolabBici Com o intuito de fomentar a mobilidade urbana ativa, o projeto de extensão CoolabBici, […]