Imagem Padrão

Pesquisadores do Cenacid elaboram mapas para auxiliar buscas em Brumadinho (MG)

01 fevereiro, 2019
17:36
Por Leonardo Bettinelli
Ciência e Tecnologia

O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid), unidade especial da Universidade Federal do Paraná, elaborou mapas de capacidade destrutiva do fluxo de rejeito e lama e das direções internas de fluxo, com base nas avaliações realizadas em campo no município de Brumadinho (MG). O grupo permaneceu três dias na região afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos.

De acordo com o líder da equipe, professor Renato Lima, são mapas emergenciais preliminares para ajudar no esforço da crise. “Os mapas são úteis para orientar a busca e salvamento e para compreender todo o processo. No futuro, servirão para prevenir tragédias como esta”, avalia. O material foi enviado ao Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Professor Renato Lima coletando amostras. Divulgação: Cenacid

Os materiais também foram entregues, em Brumadinho, para oficiais do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O grupo percorreu a área da barragem, coletou amostras, visitou o depósito de fluxos e conversou com moradores afetados pelo acidente.

Participaram da missão o professor da UFPR, Renato Lima; o professor da Unicamp, Jefferson Picanço; a geóloga da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Paraná, Fabiane Acordes; e a diretora do serviço geológico do Rio de Janeiro, Aline Freitas.

Confira os mapas elaborados pela equipe.

Pesquisadores treinaram os oficiais para uso do mapa. Divulgação: Cenacid

Sobre o Cenacid

O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nimad) da UFPR. O objetivo do Cenacid é proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.

Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem, voluntariamente, a contribuição científica em caso de desastres.

Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já integrou a equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.

Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela atuação na resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.

Sugestões

14 julho, 2025

A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]