Imagem Padrão

Lamusa realiza concerto gratuito na Capela do Alto da Glória

12 dezembro, 2018
14:02
Por
Extensão e Cultura

O Laboratório de Música Antiga da UFPR (Lamusa) apresenta o concerto Ruiseñor e Ruiseñora, na Capela do Alto da Glória, no dia 21 de dezembro. A entrada é franca.

Realizado em duas partes, o concerto apresenta inicialmente a obra de compositores ligados à corte francesa no século XVII. Entre os destaques está Élisabeth-Jacquet de la Guerre, uma mulher aclamada em sua época por seu virtuosismo ao cravo e por suas composições em diversos gêneros, entre suites para cravo, trio-sonatas, cantatas e mesmo óperas.

Na sequência, o Lamusa traz uma Chaconne para cravo solo e um trecho de uma Cantata que retrata o canto do rouxinol. A Jacquet de la Guerre, um cronista da época dedicou-lhe um lugar no Parnasso francês, quando ela possuía apenas 26 anos, ao lado outros compositores renomados, e representados neste concerto: Michel Lambert, Marc-Antoine Charpentier e Jean-Baptiste Lully.

A segunda parte do concerto será dedicada a Georg Philipp Telemann, um compositor profundamente influenciado pela música francesa. Seu Quarteto de Paris em mi menor, e em especial a Passacaille final é uma das obras mais comoventes do repertório de câmara do século XVIII.

Uma produção do Lamusa (Laboratório de Música Antiga da UFPR), sob a coordenação de Silvana Scarinci, o concerto recebe a direção musical de Matheus Prust. Participam da apresentação os músicos: Viviane Kubo, soprano; Laura Ronái e Zélia Brandão, traverso barroco; Matheus Prust e Atli Ellendersen, violinos barrocos; André Tartas, viola da gamba; Thomas Jucksch, violoncelo barroco; Roger Burmester, guitarra barroca, Douglas Amrine, cravo; e Silvana Scarinci, teorba.

 

Grupo musical: LAMUSA
Local: Capela Nossa Senhora da Glória
Data: 21 de dezembro
Endereço: Rua João Gualberto, 565 – Alto da Glória, Curitiba
Horário: 19h30
Entrada franca
Gênero musical: Música barroca instrumental e vocal

Programa
I Parte

Jean-Baptiste Lully
Trio de la Chambre du Roy: Symphonie e Chaconne

Michel Lambert
Ma bergère est tendre et fidèle

Élisabeth-Jacquet de la Guerre:
Chaconne para cravo solo
Chaconne Les arbres rejoüis e Symphonie des Rossignol (Da Cantate L’isle de Délos)

Marc-Antoine Charpentier (1643-1704)
Sonate à huit

II Parte

Georg- Philipp Telemann
Quartuor de Paris em mi mineur
Concerto TWV 52:e2 Per 2 Flauti traversi, Calchedon, 2 violini, viola e basso

Sugestões

27 novembro, 2025

Na próxima sexta-feira (28), das 14h às 18h, o Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo) da Universidade Federal […]

27 novembro, 2025

Atividade de extensão promove preservação museológica e permite ouvir harmônio de Padre Penalva Uma parceria entre a Universidade […]

26 novembro, 2025

Projeto da UFPR reuniu estudantes, professores e escolas de mais de 40 cidades para celebrar o desempenho em […]

25 novembro, 2025

Exposição começará no dia 5 de dezembro na sede do museu, em Paranaguá  O Museu de Arqueologia e Etnologia […]