Obras de arte que foram proibidas de serem expostas no período da ditadura no Uruguai estarão em exposição no MUSA – Museu de Arte da UFPR a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de agosto. Trata-se da exposição “El Arte Prohibido” que faz parte da programação de atividades do 2º Encontro Internacional de Direitos Humanos da UFPR promovido pela vice-reitoria da UFPR, nesta segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de agosto.
As obras fazem parte do acervo artístico do Instituto Escola Nacional de Belas Artes da Universidade de La República, de Montevideo, que também sofreu intervenção na época da ditadura, entre 1973 e 1984. A exposição poderá ser vista não apenas nos dois dias do evento, mas até o dia 27 de agosto. A entrada é franca e o MUSA é aberto das 9 às 18 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados, das 9 às 13 horas, no Prédio Central da Praça Santos Andrade, com entrada pela rua XV de Novembro, 695.
Eventos paralelos – Além do 2º Encontro, paralelamente acontecerão o 5º Seminário Internacional da Cátedra Unesco/AUGM Cultura da Paz e também o 9º Encontro do Núcleo Disciplinar da AUGM: Educação para a Integração. Todas as atividades acontecerão nas dependências do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, com entrada pela Praça Santos Andrade, 50.
Cátedra – Também no dia 1º, uma reunião no Gabinete do Reitor marcará a entrega dos termos de compromisso da UFPR relativos à Cátedra Sérgio Vieira de Mello de Direitos Humanos. Participam do encontro Flor Rojas, representante regional do autocomissariado das Nações Unidas para países hispano-falantes; Luis Varesi, representante dessa mesma comissão para o Brasil e Mariana Valdes, coordenadora da Cátedra da Unesco
para a Udelar.
Personalidades – Várias personalidades estarão presentes no evento. Um ônibus da universidade Udelar estará trazendo participantes da Cátedra Unesco de Direitos Humanos. Eles foram convocados a apresentar trabalhos especialmente neste 2º Encontro Internacional, na forma de comunicações no final da tarde de terça-feira. Destaques: Dalmo Dallari, ilustre jurista e professor que será homenageado com o título de doutor Honoris Causa pela UFPR; Maria Helena Martinez, que falará sobre a experiência uruguaias na implantação da disciplina de Direitos Humanos desde o ensino fundamental; Gerardo Caetano, mais importante cientista político do Uruguai especialista em direitos Humanos; Eduardo Asueta, reitor da Universidade Nacional de Entre-Rios Argentina e Plínio de Arruda Sampaio, diretor do Correio da Cidadania, exilado político no período da ditadura.
Disciplina – O tema Direitos Humanos vem sendo debatido também internamente na universidade, no nível de seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Seus membros aprovaram em julho último, a criação da disciplina transversal de Teoria e Prática em Direitos Humanos, no departamento de Ciências Sociais do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Ofertada na forma de disciplina optativa/eletiva, será organizada pela vice-reitoria, por meio das cátedras da Cultura da Paz e de Direitos Humanos.
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: Leticia Hoshiguti
Um projeto de Iniciação Científica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, […]
As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerram no dia 6 de junho. […]
O texto da nova política institucional tipifica diferentes formas de violência e orienta ações de acolhimento às vítimas […]
Professor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR comenta o que as ações judiciais pela liberdade de vítimas […]