Entre todos os tipos de câncer, o de pele é que o tem maior incidência no Brasil – o que mostra que parte da população desconhece os danos causados pela exposição excessiva aos raios e que tipo de produto é mais adequado a cada pele. Por isso, alunos, professores e farmacêuticos do curso de Farmácia da UFPR estão participando da Campanha Nacional de Fotoeducação, orientando o público que transita pelo pátio da Reitoria a respeito dos cuidados com a pele e do uso correto de protetores solares. O trabalho começou na terça-feira (6) e prossegue nesta quarta (7).
Chapéus, roupas com proteção ultravioleta e óculos de sol são métodos importantes na prevenção de transtornos causados pela radiação solar. “Essas medidas devem ser adotadas em qualquer horário do dia, mas especialmente das 10h às 16h, quando a radiação ultravioleta é maior”, afirma a farmacêutica Gislene Fujiwara, da Farmácia Escola da UFPR.
Além do câncer de pele, a exposição ao sol de forma inadequada pode causar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce da pele e formação de rugas.
Gislene Fujiwara explica que os protetores solares são divididos em físicos e químicos: “Ou eles refletem a radiação ou a absorvem, impedindo que a radiação solar entre em contato com a pele”.
Também é importante saber a maneira correta de utilizá-lo e qual o produto adequado para a pele. “Pessoas que têm a pele mais oleosa ou acneica devem usar protetor solar adequado para não agravar o problema. Já pessoas que possuem pele seca devem utilizar protetores solares hidratantes”.
É fundamental lembrar que, além da exposição ao sol, luz artificial também é prejudicial à saúde. Dessa forma, quem passa muito tempo utilizando computador, mesmo em ambiente interno, também deve fazer uso do protetor solar.
Durante a campanha, os participantes da Farmácia Escola da UFPR orientam a comunidade a respeito dos danos que a exposição inadequada à radiação ultravioleta pode causar à pele e a escolha do melhor protetor solar para cada pessoa.
Heloisa Lima, sob supervisão de Lorena Klenk
Apresentação vai mergulhar na obra do compositor cearense, coautor de sucessos como “Asa Branca”; entrada é gratuita Nos […]
Curso tem duração de dois meses; inscrições vão até quinta-feira (4) Por João Heim Através de ação de […]
A Universidade Federal do Paraná abriu oficialmente as atividades do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária […]
Por NC-UFPR Termina na próxima quinta-feira (4/9), às 17 horas, o prazo para inscrições no Provar Transferência 2026, […]